2021: 6 partes do corpo que merecem sua atenção neste novo ano

Cláudia Coral

calendário
29 Dezembro 2020

Os cuidados com o corpo devem ir além da aparência física. Cuidar de si mesmo, todos os dias, garante corpo e mente mais saudáveis e felizes


Um novo ano já está batendo à porta e as expectativas para o que ele há de trazer são enormes. Afinal, normalmente na virada de um ano para outro aproveitamos para fazer um balanço de como foram os últimos 12 meses e o que queremos mudar nos próximos. É como uma oportunidade de recomeçar e de tentar coisas novas.

E parte dos planos de um novo ano costuma ser o cuidado com o corpo, seja qual for o sentido. Estamos sempre buscando melhorar o que pudermos para que estejamos mais saudáveis e melhores com a nossa aparência e com a maneira como nos sentimos.

Como planejar os cuidados com o seu corpo em 2021?

O grande problema é que, por mais que haja uma boa intenção por trás dos nossos planos, normalmente não sabemos por onde começar ou acabamos recorrendo a dietas malucas que acabam por trazer o resultado desejado apenas por um curto período de tempo. Ou seja, nossos cuidados ficam de lado logo nos primeiros meses do ano.

O primeiro passo para impedir que isso aconteça é entender que cuidar do corpo vai muito além de perder peso e envolve diversas partes do nosso corpo que trabalham para o nosso bem-estar. Algumas delas são:

1. Mente

Nossa saúde mental é tão importante quanto a física. Mas com a agitação do dia a dia, esquecemos de cuidar de algo que realmente importa, nosso bem-estar. É fácil ser consumido pelo ciclo vicioso do trabalho, família e mais trabalho. Depois de algum tempo, a nossa mente mostra sinais de que algo está errado.

E esse é um grande erro, deixar que nossa mente chegue a esse ponto. Não importa o quão estressante seja a sua vida, existem caminhos para cuidar bem de si mesmo. Por exemplo, faça um passeio, visite um amigo, tome um banho demorado, leia um bom livro, faça uma massagem, meditação. O importante é encontrar um momento exclusivamente seu para fazer o que sentir vontade, mesmo que seja só para não fazer nada.

2. Pele

A pele diz muito sobre nós e até mesmo a forma com que nos alimentamos. Uma pele saudável exige cuidados diários e, para isso, você precisa conhecer qual é o seu tipo - seca, mista ou oleosa - e a partir disso, escolher os produtos que melhor se aplicam ao seu rosto e corpo. 

Uma boa dica é criar uma rotina de cuidados, pois permite que sua pele fique mais saudável e bonita. A base da sua skincare deve ser a limpeza com sabonetes e esfoliantes, hidratação para manter a maciez e recuperar a saúde da epiderme e, é claro, proteção contra raios solares.

Em casos de acne ou pele muito oleosa, vale a pena procurar ajuda de um dermatologista, para que você receba orientações específicas. 

3. Sistema imunológico

Com as mudanças climáticas, nunca sabemos ao certo quando o tempo vai virar. É comum nos depararmos com diversas temperaturas em um mesmo dia, e assim não há imunidade que aguente! Por isso, cuidar diariamente do seu sistema imunológico deve ser prioridade para evitar resfriados, gripes e outras doenças. Adotar frutas, verduras, vitaminas, shots de imunidade na sua alimentação ajudam na melhora da defesa do organismo e equilíbrio do corpo.

4. Ossos

A nossa estrutura óssea é que nos permite caminhar, sentar, levantar, pular e até mesmo ficar em pé. Isso significa que manter os ossos fortes e saudáveis é fundamental para fazermos as atividades mais simples do nosso dia a dia e vivermos bem por mais tempo.

Infelizmente, nos últimos anos a incidência de osteoporose vem crescendo e prejudicando muito a qualidade de vida. Para não ter problemas com essa doença, é possível adotar estratégias que minimizem os riscos, são elas:  praticar atividades físicas, alimentação saudável - rica em cálcio -, evitar hábitos negativos - fumar e consumir álcool excessivamente - e fazer exames de rotina para identificar riscos que podem aumentar a probabilidade de osteoporose.

5. Músculos

Fortalecer nossos músculos significa que estamos preparando o corpo para atividades simples e cotidianas. Uma musculatura forte protege os ossos e articulações, melhora o metabolismo e previne o aparecimento de lesões.

Fazer alongamentos, musculação e realizar atividades do dia a dia, como carregar compras de mercado e subir escadas ao invés do elevador, ajudam seu corpo a adquirir resistência e fortalecer a sustentação, evitando dores na coluna, por exemplo. 

6. Outras partes importantes

Além desses itens citados, é importante dar atenção a sua família e amigos, reservar um tempo para você e dormir bem. Mesmo que o seu objetivo seja emagrecer, não recorra a “dietas milagrosas”. Se você tem dificuldade de atingir o corpo que deseja, procure orientação médica e siga as recomendações.

O foco em cada uma dessas áreas nos ajuda a ter uma vida muito mais saudável e alcançar nossos objetivos - sejam quais forem - para o próximo ano. Não basta apenas ter o corpo dos sonhos, é preciso trabalhar para que ele esteja completamente saudável e trabalhando da melhor maneira possível.

Comece o ano bem, invista na saúde do seu corpo!

Nos seus planos para 2021, coloque seu corpo na lista de prioridades, cuide-se de dentro para fora e de fora para dentro, e experimente mudanças incríveis e duradouras.

Galena - Longevidade
Cláudia Coral

Publicações recentes