9 maneiras de usar o WhatsApp na sua farmácia

Equipe Galena

calendário
28 Janeiro 2021

A sua farmácia já realiza vendas pelo WhatsApp? Veja como usar todo o potencial dessa ferramenta


O WhatsApp é praticamente onipresente nos smartphones brasileiros: está instalado em 99% dos aparelhos, de acordo com a pesquisa "Panorama Mobile Time/Opinion Box", que ainda revelou que, daqueles que têm o aplicativo, 93% fazem uso dele diariamente. Esses índices, registrados em 2020, são os maiores nos últimos cinco anos e ilustram como esse meio de comunicação faz sucesso entre o público no Brasil. 

É fácil, portanto, entender por que muitas empresas recorrem a essa ferramenta para se comunicar com o público — estratégia que tem funcionado muito bem. Segundo o estudo “Mensageria no Brasil”, 76% dos brasileiros usam o Whatsapp para interagir com marcas. Seja para tirar dúvidas, solicitar informações ou suporte técnico, receber promoções e, até mesmo, comprar produtos e serviços. Isso quer dizer que vale a pena inserir essa ferramenta nas estratégias de marketing da sua farmácia de manipulação. Mas como começar?

9 maneiras de usar o WhatsApp na sua farmácia

A verdade é que há diversas maneiras de usar o WhatsApp como uma ferramenta comercial na sua farmácia de manipulação. Cabe a você entender cada uma delas e escolher quais vai usar a seu favor.

1. Catálogo comercial

Criar catálogos comerciais no Whatsapp Business é uma excelente técnica para mostrar os produtos de forma assertiva para os clientes. Esse tipo de catálogo funciona como uma vitrine virtual, facilitando a comunicação e ajudando a organizar as informações de forma objetiva e atraente. Trocar mil arquivos de fotos com o cliente e encher a memória do celular é coisa do passado. Lembre-se de investir em fotos de qualidade e caprichar na descrição dos produtos para fisgar os consumidores. 

2. Respostas automáticas

Utilizando a versão Business, você pode personalizar mensagens no menu “Configurações da empresa”. O próprio Whatsapp já conta com algumas sugestões, mas é possível alterar o texto e já deixar configuradas mensagem de ausência, mensagem automática para envio aos clientes caso você esteja offline, mensagem de saudação para novos clientes e respostas favoritas.

3. Informações sobre a farmácia

Na aba "Configurações da empresa", selecione a opção “Perfil” para inserir as seguintes informações da sua farmácia: nome e foto de exibição; segmento da empresa; endereço comercial; horário de atendimento; e-mail; site; mensagem de status.

4. Métricas de atendimento

Uma das funcionalidades mais interessantes para as contas comerciais são as métricas. Esse recurso permite ações como: testes AB, mensuração, reavaliação de campanhas e estratégias. Ainda é possível saber o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas. 

5. Criação de listas de transmissão

O WhatsApp Business permite a criação de listas e envio para 256 contatos individualmente. É importante segmentar seus clientes e criar listas de transmissão com conteúdo personalizado e relevante, que possa de fato agregar ao público. 

6. Comunicação de promoções

O planejamento das ações do seu marketing digital deve ser feito de maneira estratégica, e com o Whatsapp não é diferente. É importante organizar a comunicação de suas promoções e preparar um calendário com as campanhas e segmentações, além das peças que serão enviadas: fotos de novos produtos, vídeos e texto com códigos promocionais, por exemplo. 

7. Pós-vendas

Além das vendas, o aplicativo permite que a sua farmácia estabeleça um contato mais próximo com os clientes, especialmente no pós-venda. Assim, você pode avaliar o grau de satisfação dos consumidores e identificar possíveis situações a serem corrigidas e aprimoradas.

8. Serviço de Atendimento ao Consumidor

Para prestar um bom atendimento, é essencial treinar a equipe. Isso inclui ensinar sobre o uso das funcionalidades e a melhor maneira de operar o Whatsapp, seja no celular ou desktop. Mas, além disso, é preciso oferecer o treinamento convencional pelo qual todo vendedor ou atendente deve passar: conhecer as políticas da empresa, características dos produtos e serviços, preços, modo de falar, táticas de venda, entre outros. Tudo para poder oferecer um bom serviço de atendimento ao consumidor. 

9. Acompanhamento de pedidos

Na ferramenta, você pode etiquetar conversas e contatos para que seja fácil encontrá-los depois. Dentre as categorias padrão existem “Novo pedido” e “Pagamento pendente”, mas é possível adicionar etiquetas personalizadas que ajudem na gestão de pedidos. 

Benefícios do WhatsApp para sua farmácia

 

Tudo isso te auxilia a aproveitar todos os benefícios de uma ferramenta incrível nas estratégias da sua farmácia de manipulação. Afinal, permite chegar mais perto e oferecer uma boa experiência àquele que é o foco do seu negócio: o consumidor. Entre os benefícios de usar o WhatsApp na sua farmácia, estão:

  • Mais produtividade e automação

Com a automatização das respostas, é possível fazer um atendimento mais eficaz. Isso começa na criação de um link que inicia a conversa com seu Whatsapp Business, que pode ser compartilhado em outros canais. Assim, há oportunidade de responder imediatamente o primeiro contato e começar a qualificar o lead até transformá-lo em cliente. 

  • Conta de negócio certificada

Ter uma conta de negócio certificada é uma grande vantagem, pois você está assegurando ao seu potencial cliente que se trata de um negócio legítimo, principalmente em um ambiente com tantas fraudes. Além disso, existem os selos de conta comercial oficial, que estão sendo liberados prioritariamente para grandes empresas e marcas conhecidas, mas é possível também fazer uma solicitação de verificação para sua farmácia.

  • Organização

Outro ponto positivo do WhatsApp Business é a facilidade na organização. Afinal, o app oferece ferramentas para atribuir tags aos contatos, e você pode usá-la para separar os leads por estágio do funil de compras ou até mesmo o tipo de produto pelo qual os clientes têm interesse. Com essas informações em mãos, sua equipe consegue retomar as conversas de maneira mais inteligente e segmentada. 

  • Relacionamento com o consumidor

Para oferecer uma melhor experiência, invista em uma comunicação humanizada. Se o seu objetivo é criar, de fato, um bom relacionamento com os consumidores,  procure entender a dor do cliente e entregue uma solução a partir dela. Demonstre empatia nos atendimentos e ofereça respostas efetivas e ágeis. Seguindo essas dicas, seus clientes terão uma boa experiência e a tendência é que sejam fidelizados.

Conte com o WhatsApp como mais uma ferramenta essencial para a sua farmácia

 

Conheça mais sobre as funcionalidades do WhatsApp e conte com ele na sua farmácia de manipulação. Os resultados podem ser melhores do que você imagina.

parceiros black Galena
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes