Como criar um bom site para sua farmácia

Equipe Galena

calendário
21 Janeiro 2021

Quer iniciar a transformação digital do seu negócio? Veja os motivos e dicas ao criar seu endereço digital


Não faz muito tempo que, para que um negócio fosse conhecido pelos consumidores, as ferramentas mais indicadas eram outdoors ou propagandas em rádio e TV. Colocando anúncios nesses locais estratégicos, era possível chamar a atenção do público e atrair mais clientes.

Cada vez mais, novas ferramentas de publicidade vêm surgindo e possibilitando um aumento do alcance de negócios dos mais diversos segmentos e portes. Hoje, se uma empresa, independentemente do ramo, não tem uma presença digital consolidada é como se ela simplesmente não existisse. Essa presença pode acontecer de diversas formas, em diferentes canais, o que normalmente inclui um site. E esse fato se aplica também para as farmácias de manipulação. Assim, ter uma página na internet pode ser o passo que você procura para entrar de vez na transformação digital.

Por que criar um site para sua farmácia?

Além de ser o primeiro passo para criar a tão desejada presença digital, um site pode trazer diversos outros resultados positivos para sua farmácia de manipulação. Alguns deles são:

1. Maior alcance e exposição

Não adianta ter produtos incríveis e um atendimento excelente se as pessoas não encontrarem as soluções que você oferece. Ter um site é, sem dúvidas, uma das formas mais simples e efetivas de ser encontrado hoje na internet. Afinal de contas, o principal canal de busca que as pessoas usam quando estão curiosas é o Google. Se os usuários estão interessados pelo seu nicho, não será diferente. Por isso, você deve investir em ter seu endereço online e garantir que ele seja facilmente encontrável. 

2. Novos consumidores

Tendo maior exposição, seu site atrai mais visitantes e, com uma boa conversão, isso resulta em mais clientes. Criando uma boa estratégia de marketing e vendas, você irá conhecer cada vez melhor o perfil dos clientes que atrai e se tornar um verdadeiro especialista em se comunicar com seu público alvo. 

3. Credibilidade e confiança

Se duas farmácias oferecem as mesmas soluções e só uma possui site próprio, em qual delas você confiaria mais para fechar negócio? Com um endereço próprio na web, sua empresa possui vantagens ao promover o seu produto e pode apresentar informações, conteúdos e depoimentos que ajudem na tomada de decisão dos usuários. 

4. Mais vendas

Somando os itens anteriores (exposição, consumidores e credibilidade) o resultado só pode ser um: o aumento nas vendas. Nesse sentido, seu site pode ajudar de duas maneiras: vendas consultivas, ajudando o cliente a escolher suas soluções por meio de informações úteis; ou vendas self-service, em que o cliente pode entrar e já efetuar as compras. Assim, o e-commerce ajudará a dar escala ao negócio, permitindo que os clientes comprem onde e quando for mais conveniente.

5. Expansão dos negócios

Com o site, as soluções que sua farmácia já oferece para os clientes locais poderá ser expandida para uma clientela muito maior. Com a estrutura adequada, você poderá impactar usuários e obter clientes em todo o país.

6. Relacionamento com o cliente

Pesquisar online sobre produtos e serviços antes de consumi-los é um hábito consolidado pelo consumidor. Em outras palavras, é fundamental para o seu negócio que o seu site seja encontrado pelos usuários e clientes em potencial. A partir daí, com os recursos corretos, você pode iniciar um relacionamento com os visitantes até que virem verdadeiros advogados da sua marca. 

Como criar um bom site para sua farmácia?

Na hora de criar um novo site, você pode contar com a ajuda de uma agência, plataforma ou fazer o processo por si só. Veja alguns dos principais passos e pontos de atenção: 

  • Registre seu domínio e contrate um serviço de hospedagem

Um dos primeiros passos para ter um site é obter um domínio, que será seu endereço no mundo virtual: www.nome da farmácia.com.br. Após a escolha desse domínio, é preciso fazer o registro dele por um prestador de serviço. No Brasil, o órgão responsável por regulamentar os endereços da internet é o site Registro.br (www.registro.br). Lembre-se de escolher um endereço curto, simples e fácil de lembrar, e que seja encontrado com facilidade. Depois disso, é hora de escolher um serviço de hospedagem.

  • Escolha uma plataforma para construir seu site

Existem diversos serviços online que auxiliam, de forma gratuita ou paga, a criar um site. Alguns são bastante intuitivos e fáceis de experimentar, e qualquer pessoa poderá usá-los, mesmo sem conhecimentos técnicos. Por outro lado, existem outras opções mais robustas. Na hora de tomar essa decisão, é preciso levar em conta qual será o objetivo do seu site e a disponibilidade para um investimento inicial. 

  • Escolha um bom layout

O layout do site basicamente é a organização de seus elementos gráficos (textos, imagens, vídeos e outros componentes das páginas da web). É importante que essa escolha esteja adequada aos objetivos, como conteúdo, vendas e portfólio, por exemplo. O importante é que as informações estejam dispostas de maneira harmônica e sejam de fácil visualização pelo usuário.

  • Defina as cores e fontes

Se o seu negócio já tem uma identidade visual definida, é importante que esses elementos estejam presentes também no seu ambiente online. Para isso, siga as mesmas cores e fontes já aplicadas em sua comunicação visual.

  • Coloque boas imagens de produtos e da sua farmácia

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo?! Seja para informar ou vender, é importante usar boas imagens dos seus produtos. Afinal, será a primeira impressão dos usuários e pode definir o sucesso ou fracasso no caso das vendas. 

  • Use bem o seu logo

Esse elemento faz parte da sua identidade visual. Ele deve ser facilmente identificável no seu site, trazendo credibilidade e ajudando a reforçar sua marca também no ambiente digital. 

  • Deixe claros a história e o propósito da sua farmácia

Negócios com propósito definido e uma boa história criam vínculos com os consumidores. Ao definir e comunicar seu diferencial, seu negócio se mantém mais relevante para os clientes. Afinal, as pessoas não compram somente o que você faz, mas o porquê você faz. 

  • Considere criar um blog

Resumindo de maneira bastante breve, os blogs geram autoridade para os negócios e ajudam a vender. Com bom conteúdo, é mais fácil aparecer com destaque no Google e também educar o público sobre seus produtos e serviços. 

  • Considere ter um e-commerce

Nenhum site pode ser mais potente quando se fala em vendas que uma plataforma de e-commerce. Assim, oferecendo seus produtos para compras online, você encurta a jornada em transformar seus visitantes em clientes fiéis. 

Quer desenvolver ainda mais os negócios da sua farmácia? Invista na presença digital

 

Um site pode ser o que a sua farmácia precisa para entrar de vez neste novo mundo digital e alcançar mais clientes. Não deixe de considerar essa opção. Começar pode ser mais fácil do que você imagina.

Ofereça as melhores formulações e inove em sua farmácia de manipulação - Conheça os ativos Galena
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes