Como evitar o envelhecimento cognitivo?

Equipe Galena

calendário
08 Julho 2020

Nós envelhecemos, em corpo e mente. E, sério, está tudo bem. O delicado é quando envelhecemos sem saúde e os problemas na nossa mente começam a aparecer.


Ao passar dos anos, com o chegar da idade, é natural que nosso corpo e nossa mente apresentem sinais de que vivemos uma vida longa e bem vivida. É bastante comum que, agora, não tão jovens, as pessoas de mais idade se mostrem mais facilmente cansadas fisicamente, ofegantes e fatigadas. Não é para menos, aos 70, 80 ou até mais anos de idade, uma vez que temos observado a expectativa de vida se alongando cada vez mais, a fragilidade também chega. 

O mesmo acontece com nosso cérebro. Com o avançar dos anos é igualmente comum que observemos alterações das funções cognitivas, como a diminuição da memória, do processamento e armazenamento de informações, concentração, atenção, aptidão mental para o dia a dia, bem como da velocidade e resposta à estímulos externos. 

É comum que seu vovô fique um pouco mais desatento que o comum. Mas atenção: o assunto aqui é delicado, uma vez que a demência, a senilidade e o Alzheimer são realidade para muitas pessoas envelhecem.

Longevidade cognitiva e a qualidade de vida reservada aos idosos

Muito se fala, então, sobre longevidade. Principalmente para o corpo, parte-se do pressuposto que ainda hoje, jovens cuidam do corpo pensando no dia de amanhã, para os dias de ouro, quando estiverem velhinhos. Esse conceito, com o auxílio da tecnologia e busca por inovação da comunidade científica, para a saúde do cérebro também. 

A longevidade, tanto corporal, quanto cognitiva, se resume em uma série de medidas de prevenção que devem ser tomadas ainda hoje, esteja você na sua juventude ou não, para que, uma vez atingida certa idade, você possa viver uma vida saudável, com bem-estar e qualidade de vida. Nós separamos algumas dicas de como aplicar a longevidade cognitiva na sua rotina. Você pode perceber que muitas delas estão intrinsecamente ligada à sua saúde como um todo. Vamos dar uma olhada nelas:

Mantenha uma vida ativa

Não é porque envelhecemos que a vida tem de parar. Um dos fatores mais importantes para manter uma mente saudável é continuar recebendo estímulos. Nesse sentido, manter uma vida comum, com rotina, tarefas, obrigações e lazer se faz extremamente importante para evitar o envelhecimento da nossa mente. 

Tenha contato com outras pessoas

Além de proporcionar situações propícias ao riso e diversão - o que contribui para diminuição do estresse e cansaço mental -, estar com outras pessoas é também outra forma de estimular a mente, principalmente em termos emocionais, bem como é uma maneira de evitar o isolamento social que, por sua vez, é responsável por fomentar a depressão entre pessoas avançadas de idade, o que contribui para quadros de demência e Alzheimer.

Tenha um hobby

Hobbies são uma ótima maneira de manter sua mente ativa, concentrada e com a atenção focada em uma tarefa que muitas vezes exige destreza manual, ajudando o cérebro a estimular também outras áreas, como funções nervosas. Pense no crochê, na pintura, na marcenaria ou na marchetaria.

Continue aprendendo

Aprender uma nova habilidade, como um instrumento musical ou um novo idioma é mais uma forma de pressionar seu cérebro a se manter ativo. É mais uma forma de exercitar a mente.

Exercite sua mente: Leia

Falando em exercício mental, uma prática que promove isso comprovadamente é a leitura. Ler é aprender: novas histórias, novas palavras. Ler impulsiona nossa concentração, nosso vocabulário, nossa memória e outras funções cognitivas. Palavras-cruzadas, jogos mentais, Sudoku e afins são extremamente importante para que seu cérebro vá à academia.

Alimente-se bem

Dieta do mediterrâneo. Você já ouviu falar dela. Rica em antioxidantes, antocianinas e bioativos, essa dieta tem ação longeva , além de deixar seu corpo e mente mais saudável. Suas funções antioxidantes agem diretamente na reprodução celular, aumentando o tempo de vida das células, reduzindo a velocidade do envelhecimento, inclusive, das células cerebrais.

Utilize nutracêuticos

Nem sempre nossa dieta, pelos processos industriais pelos quais os alimentos passam, conseguem fornecer todos os nutrientes que nosso corpo e mente pedem para uma vida saudável. A longo prazo isso pode implicar em deficiências que podem, sim, impactar em complicações. 

Os nutracêuticos estão aí para mudar esse quadro. Ricos em vitaminas, proteínas, minerais, bioativos e todos os nutrientes que precisamos para ter um organismo e mente saudável, é recomendável a sua utilização para que seus anos de ouro tenham tanta qualidade de vida quanto sua juventude.

Faça exercícios

Não precisamos nem falar sobre a importância de exercícios, tanto na juventude quanto na maturidade, certo? Além da liberação de endorfina, hormônio o prazer e da alegria, exercícios físicos também são responsáveis por prevenir doenças crônicas, como cardiovasculares, bem como relacionadas ao ganho excessivo de peso e até mesmo diabetes. Uma rotina constante de exercícios hoje pode te fazer envelhecer com a saúde de ferro.

Durma bem

É no sono que nosso cérebro registra tudo que foi aprendido, todas as memórias, tudo o que se passou no dia. A privação constante de sono pode ser responsável por sérias consequências cognitivas, principalmente a longo prazo, como a diminuição da velocidade de respostas à estímulos, perda gradativa de memória, inclusive, podendo levar à demência e Alzheimer.

Personalize fórmulas manipuladas

Por fim, mas não menos importante, aposte em fórmulas personalizadas para te ajudar a ter uma mente mais potente, tanto jovem, quanto maduro. Existem ativos no mercado que podem promover melhora na memória geral, visual e verbal, bem como podem diminuir ansiedade, tensão psicológica e melhorar o sono, que são fatores totalmente relacionados à saúde do cérebro.

Galena - Longevidade
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes