Efeito antiglicante: o que é e por que é tão importante para o corpo?

Equipe Galena

calendário
10 Julho 2020

Você sabe o que é glicação, as principais consequências para sua pele e como combatê-la? 


Você poderia imaginar que uma proteína seria tão prejudicial quanto um radical livre? Jamais, não é mesmo? Pois é, com o processo de glicação, elas passam a ser e influenciam diretamente no envelhecimento acelerado da pele, facilitando o aparecimento de rugas, marcas de expressão, bem como a perda da elasticidade e firmeza da pele, ocasionando na indesejada flacidez.

O que é glicação?

Glicação é o processo molecular no qual as moléculas de açúcares e carboidratos coligam-se definitivamente à moléculas de proteína, impedindo-as totalmente de desempenhar seu papel e função biológica na estrutura da derme. Isso afeta diretamente o colágeno, por exemplo, que, durante o processo, passa por instabilidades moleculares e acaba sendo quebrado. 

Um resumo do que acontece seria dizer que os açúcares e carboidratos grudam ao colágeno e elastina, responsáveis por grande parte da estrutura dérmica. Essas fibras dérmicas enrigessem, danificando todo substrato subcutâneo.

Como a glicação acontece?

Os agentes glicantes, como são chamadas essas substâncias que danificam a estrutura molecular da nossa pele, podem ser facilmente encontrados em dietas ricas em açúcares, carboidratos. Na lista, podemos citar doces, chocolates, tortas, sorvetes. Alimentos ricos em gorduras hidrogenadas misturadas ao açúcar geralmente tem alto efeito glicante na pele. 

Por que e como se prevenir da glicação?

O efeito glicante não acontece do dia para noite. É preciso anos e anos de acúmulo desse tipo de alteração molecular dérmica para que os resultados sejam visíveis. O que queremos dizer é: a prevenção começa cedo para que tenha resultados. Pesquisas apontam que, a fim de evitar os efeitos da glicação na pele, em termos de longevidade, jovens de 25 anos devem começar a se preocupar com seus efeitos logo cedo. 

A prevenção contra a glicação no entanto é reduzir o consumo exagerado de açúcar ao longo dos anos, o que nos dá mais que um só motivo para fazê-lo. Reduzir esse consumo pode nos trazer uma série de benefícios que se acumulam a longo prazo como: prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares, ganho excessivo de peso, dietas desregradas, bem como o efeito da glicação em si.

Antiglicantes no combate à glicação

Os antiglicantes são dermocosméticos que atuam na prevenção e combate ao efeito glicante na pele. Eles atuam diretamente na pele para impedir a união entre as moléculas de açúcar, carboidratos e das proteínas, impedindo o enrijecimento celular que ocasionam o envelhecimento precoce, que, como dissemos, é responsável por desenhar as indesejáveis rugas, marcas de expressão e retirar toda vida e tonicidade da pele. Existem antiglicantes que atuam em várias fases dos cuidados com a pele, como na higienização, detoxificação, hidratação e proteção solar.

As máscaras faciais com ativos antiglicantes também são uma ótima pedida para prevenção e manutenção da sua pele. Esses dermocosméticos com função detoxificante devolvem o estado natural da sua pele e impedem os efeitos da glicação, uma vez que promovem limpeza profunda. Além disso, quando mais cedo forem utilizados, melhores os resultados, considerando que as máscaras detox serão responsáveis também pela limpeza de impurezas e toxinas da poluição do dia a dia.

Quais os benefícios de dermocosméticos antiglicantes?

Empenhados no combate à glicação, esses ativos realizam a manutenção da elasticidade da sua pele, devolvendo completamente a firmeza perdida pelos efeitos da glicação. Além de revigorar a tonicidade e o brilho da derme, os antiglicantes previnem o aparecimento de novas rugas e evita a formação de linhas de expressão.

O ideal é que você procure seu médico prescritor de confiança e seu nutricionista para que você ataque a glicação com dois frontes de batalha: na dieta e com os dermocosméticos. Uma vez realizados os exames, os profissionais de saúde poderão te receitar a melhor fórmula personalizada só para você, pensada no seu organismo, que trará resultados incríveis.

Galena - Longevidade
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes