Estratégia digital: como atrair clientes para sua farmácia de manipulação

Equipe Galena

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22 Dezembro 2020

Quer potencializar os resultados da sua farmácia de manipulação? Veja como as ferramentas digitais podem te ajudar


Segundo uma pesquisa da NZN Intelligence, em 2019 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já faziam compras on-line. Com as recomendações de distanciamento social em 2020, devido à pandemia da COVID-19, esse número só aumentou. Os dados ilustram quão significativo foi esse impacto: só no primeiro semestre o e-commerce apresentou o maior crescimento dos últimos 20 anos, somando mais de sete milhões de novos consumidores e um faturamento de R$ 38,8 bilhões - de acordo com informações da Ebit|Nielsen.

O crescimento exponencial do mundo digital, anos após ano, já não é mais nenhuma novidade. Mas, afinal, como atrair o consumidor nessa nova realidade? Você sabe o que fazer para que ele chegue até as soluções que a sua farmácia de manipulação oferece? Uma estratégia digital é a resposta a essas perguntas.

Como criar uma estratégia digital para sua farmácia de manipulação?

Em suma, para atrair o público certo para sua farmácia, é preciso estar onde ele está. E, hoje, boa parte das pessoas se encontra on-line. Por isso, é essencial trabalhar em estratégias digitais junto ao que já é feito no ponto físico da sua farmácia. 

Aqui vão algumas dicas para começar:

  • Crie um site

Um dos passos mais importantes para a transformação digital do seu negócio é a criação de um site. Ele é seu endereço na web, onde devem constar as principais informações sobre os serviços oferecidos pela sua farmácia magistral, além dos canais de contato como telefone, whatsapp e redes sociais.

Ainda melhor se for uma página de e-commerce, com potencial para alavancar suas vendas online. Afinal, mesmo com uma legislação rígida, o setor de saúde apresenta um forte crescimento das vendas pela internet, principalmente neste momento de pandemia. 

  • Crie contas nas redes sociais

Ter presença nesses canais é obrigatório para qualquer negócio, online ou offline. Afinal, quem não está nas redes sociais não existe. Aliás, mais de 60% da população brasileira está ativa nesses ambientes. Por isso, é importantíssimo utilizar essas ferramentas para criar um relacionamento com os clientes. Seja para vendas ou marketing, muitas farmácias já apostam nelas para se fazerem presentes no dia a dia dos seus consumidores. Estes, inclusive, são alguns dos principais meios onde os clientes pesquisam, compram e avaliam os serviços prestados. 

  • Monte conteúdos sobre as soluções que você oferece 

Conteúdo de qualidade é o primeiro passo para atrair a atenção dos seus já clientes e de novos potenciais compradores. Por isso, use seu canal como uma plataforma onde as pessoas possam se informar sobre assuntos de interesse. No caso das farmácias de manipulação, você pode investir em conteúdos sobre saúde, bem-estar, dicas para uma vida mais saudável, explicações sobre o funcionamento de produtos e outros temas desse universo.

Inclusive, você pode utilizar conteúdos de referência que muitas vezes já são disponibilizados pelas empresas que fornecem os ativos que você usa. Com isso, você com certeza irá chamar a atenção do seu público, mesmo que eles não estejam com intenção de compra naquele momento. Com informação relevante, você fará com que eles lembrem da sua marca. 

  • Divulgue o WhatsApp da sua loja aos clientes do ponto físico

Essa é uma dica de ouro. Divulgar o seu Whatsapp é uma ótima ferramenta para aproximar os seus clientes e finalizar mais vendas. Assim, eles podem tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos — isso, sem sair de casa, num canal de comunicação ágil, direto e eficiente. O mais bacana é que, tendo os contatos dos seus clientes, você pode também fazer propaganda, divulgar promoções e oferecer condições mais atrativas para fidelizá-los.

Aqui, vale investir no uso do Whatsapp Business, que traz recursos essenciais para quem busca otimizar as vendas pelo aplicativo. Em suma, ele facilita a gestão e contribui para que você possa se organizar melhor e prestar um excelente atendimento. 

  • Defina alguns objetivos para sua presença digital

Não existe estratégia de sucesso sem definir alguns objetivos que sejam prioritários para o seu negócio. Em diferentes estágios, sua farmácia de manipulação pode ter diferentes objetivos, que podem evoluir juntamente com o seu desenvolvimento digital.

Em geral, vender mais é sempre um dos pontos centrais ao construir uma estratégia digital. Para isso, é importante estar atento aos números do seu negócio. Apesar de o marketing digital não servir apenas para ações de vendas, ele certamente contribui diretamente para um melhor desempenho, desde a atração de mais clientes, aumento do ticket médio até a fidelização. Outros exemplos de objetivos que você pode definir para sua farmácia magistral são: redução de custos de aquisição e venda,  retenção e fidelização de clientes, expansão da área de atuação, entre outros. Tendo isso tudo em mente, é hora de começar a mensurar os resultados para que, mês a mês, você possa descobrir erros e acertos e obter um desempenho cada vez melhor.

Quer dar os primeiros passos em direção ao futuro da sua farmácia? Invista em estratégias digitais

 

Esses primeiros passos te ajudarão a estabelecer uma presença digital - o que é imprescindível nos dias atuais - e a atrair mais compradores para sua farmácia de manipulação.

Não tenha medo de dar os primeiros passos neste novo universo. Milhares de empreendedores e empresários têm encontrado ótimas oportunidades nas vendas on-line, e elas estão disponíveis a qualquer empresa que faça um bom trabalho. Comece sua estratégia digital e veja como os resultados podem ser surpreendentes!

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