Equilibrar inovação e organização com o propósito e a história desse setor é boa receita para uma gestão de sucesso. Por isso, uma boa administração deve conhecer os desafios que uma farmácia magistral enfrenta para saber lidar bem com eles no dia a dia:
Um dos pontos mais cruciais é conseguir equilibrar o estoque de ativos e produtos. Isso abrange lidar com diferentes insumos farmacêuticos, de modo com que seja possível atender à demanda da farmácia de manipulação. Para isso, é preciso conhecer muito bem o público, as sazonalidades e os períodos de movimentação mais intensa.
Não deixar que faltem ou sobrem itens no estoque é um fator diretamente ligado à saúde financeira da empresa. Afinal de contas, cálculos equivocados nesse sentido podem demandar novos investimentos ou ocasionar perda de receita.
Fora isso, certas matérias-primas requerem uma atenção especial. Um exemplo disso são os ativos higroscópicos, que são mais sensíveis e, portanto, precisam ser armazenados e tratados com maior atenção.
Para evitar esse tipo de problema, é importante ter as ferramentas certas. Como, por exemplo, sistemas personalizados aos fluxos da sua farmácia. Assim, é possível direcionar os responsáveis para cada atividade — como o cuidado com os insumos ou o gerenciamento das mercadorias.
Com um controle bem feito, você consegue entender quais são os produtos de alto giro, quais têm pouca saída, e se é necessário realizar promoções. Tudo isso ajuda a obter um estoque enxuto, sem desperdício de recursos.
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Escolha de fornecedores e produtos
Outro item que reflete diretamente no faturamento é a escolha de bons fornecedores e a composição do mix de produtos. Assim, além dos insumos farmacêuticos, é preciso pensar em uma grande variedade de gêneros — como medicamentos, perfumaria, beleza e higiene.
Oferecer uma variedade relevante de produtos pode ser um diferencial para competir com grandes redes farmacêuticas. Isso, é claro, prezando sempre pela qualidade dos itens ofertados. Para isso, é essencial ficar atento às necessidades do público, além das sazonalidades e tendências de consumo.
É impossível falar em uma boa gestão sem abordar a parte financeira. Para manter uma farmácia magistral funcionando e gerando lucro, as finanças precisam ser acompanhadas com atenção. Entendendo o comportamento do mercado, as metas devem ser estabelecidas visando a sustentabilidade do negócio. Isso pode ser feito com a ajuda de um software que colete e registre esses dados, além de projetar panoramas.
Além disso, existem outras rotinas quando se fala de gestão financeira. Entre elas, acompanhar o fluxo de caixa, pagamentos, despesas fixas e variáveis, entre outros. Fique de olho também nas taxas de operadoras de cartão e outras instituições bancárias, buscando sempre trabalhar com as operadoras que ofereçam tarifas mais atraentes.
Diversos fatores estão ligados à precificação na farmácia. Entre eles a demanda, os custos, o volume de produtos, a concorrência e o comportamento dos clientes. Assim, é preciso considerar tudo isso, além do volume de vendas, para estabelecer o preço dos produtos. Em geral, as grandes redes conseguem melhores condições de compras. Mas as pequenas farmácias podem compensar esse fator com estratégias de fidelização, por exemplo.
De nada adianta investir em gestão do negócio, sem entender de gestão de pessoas. Pensando no atendimento ao público, é vital investir na equipe de colaboradores. Afinal, o time é uma peça fundamental no trabalho a ser desenvolvido.
Na prática, manter os funcionários motivados e alinhados com os objetivos do negócio é um desafio constante. Além disso, é preciso atrair profissionais com as habilidades técnicas necessárias. Mas o trabalho não termina aí. É indispensável também mantê-los atualizados, capacitados e promover treinamentos. Reunindo tudo isso, você terá um time com uma visão ampla e preparado para os desafios do mercado.
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Relacionamento com o consumidor e os prescritores
Por fim, entender as necessidades do cliente é ponto-chave para todo o funcionamento do seu negócio. Esse conhecimento é estratégico para estabelecer um bom relacionamento com o público e preparar sua equipe para a fidelização. Existem diferentes ferramentas para isso. São exemplos o investimento em marketing, uma rotina de pós-venda, oferecer brindes ou vantagens para quem compra regularmente em sua farmácia e etc.
Por outro lado, estreitar o relacionamento com os prescritores também pode trazer bons frutos. Algumas dicas são oferecer um suporte contínuo, investir em material técnico com base científica, e personalizar esse tipo de insumo para que atue com uma cartão de visita da sua farmácia magistral.
Invista em uma boa gestão e siga em direção ao futuro da sua farmácia
Cada um desses pontos listados é fundamental para garantir que o seu negócio não apenas ofereça o melhor produto, mas esteja pronto para se consolidar no mercado. Se você quer melhorar os resultados da sua farmácia magistral, invista em uma boa gestão e fique atento a esses itens. Com isso, você está dando passos em direção ao futuro e em breve verá as mudanças.