Gestão: Como preparar a sua farmácia para seguir em direção ao futuro

Equipe Galena

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03 Setembro 2020

Diversos desafios envolvem a gestão de uma farmácia magistral. Do estoque ao relacionamento com o cliente, veja como transformar o seu negócio


As farmácias magistrais — popularmente conhecidas como farmácias de manipulação — existem há séculos. Desde sua origem, buscam utilizar os poderosos recursos da natureza para possibilitar bem-estar e saúde. Da alquimia aos modernos avanços tecnológicos, a prática evoluiu e hoje conta com recursos de ponta para criar soluções personalizadas. Tudo isso, visando beneficiar os pacientes e contribuir para uma vida melhor e mais longeva. 

O Brasil tem um dos mercados magistrais mais desenvolvidos do mundo. A estimativa é que hoje existam mais de sete mil farmácias de manipulação por todo o território brasileiro, de acordo com a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). E todas elas têm um objetivo em comum: oferecer as melhores soluções de maneira individualizada. 

Como, então, se destacar nesse mercado? Como unir uma prática tão antiga com a tecnologia disponível hoje e dar os primeiros passos para desenvolver as farmácias do futuro? Existem diferentes maneiras de colocar isso em prática, mas a primeira delas — fundamental para qualquer tipo de negócio — é uma boa gestão. Com isso, é possível focar em superar os maiores desafios desse mercado.

Quais os maiores desafios das farmácias magistrais e como superá-los como uma boa gestão?

Equilibrar inovação e organização com o propósito e a história desse setor é boa receita para uma gestão de sucesso. Por isso, uma boa administração deve conhecer os desafios que uma farmácia magistral enfrenta para saber lidar bem com eles no dia a dia:

  • Controle de estoque 

Um dos pontos mais cruciais é conseguir equilibrar o estoque de ativos e produtos. Isso abrange lidar com diferentes insumos farmacêuticos, de modo com que seja possível atender à demanda da farmácia de manipulação. Para isso, é preciso conhecer muito bem o público, as sazonalidades e os períodos de movimentação mais intensa. 

Não deixar que faltem ou sobrem itens no estoque é um fator diretamente ligado à saúde financeira da empresa. Afinal de contas, cálculos equivocados nesse sentido podem demandar novos investimentos ou ocasionar perda de receita. 

Fora isso, certas matérias-primas requerem uma atenção especial. Um exemplo disso são os ativos higroscópicos, que são mais sensíveis e, portanto, precisam ser armazenados e tratados com maior atenção. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante ter as ferramentas certas. Como, por exemplo, sistemas personalizados aos fluxos da sua farmácia. Assim, é possível direcionar os responsáveis para cada atividade — como o cuidado com os insumos ou o gerenciamento das mercadorias. 

Com um controle bem feito,  você consegue entender quais são os produtos de alto giro, quais têm pouca saída, e se é necessário realizar promoções. Tudo isso ajuda a obter um estoque enxuto, sem desperdício de recursos.

  • Escolha de fornecedores e produtos

Outro item que reflete diretamente no faturamento é a escolha de bons fornecedores e a composição do mix de produtos.  Assim, além dos insumos farmacêuticos, é preciso pensar em uma grande variedade de gêneros — como medicamentos, perfumaria, beleza e higiene. 

Oferecer uma variedade relevante de produtos pode ser um diferencial para competir com grandes redes farmacêuticas. Isso, é claro, prezando sempre pela qualidade dos itens ofertados. Para isso, é essencial ficar atento às necessidades do público, além das sazonalidades e tendências de consumo.

  • Organização financeira

É impossível falar em uma boa gestão sem abordar a parte financeira. Para manter uma farmácia magistral funcionando e gerando lucro, as finanças precisam ser acompanhadas com atenção. Entendendo o comportamento do mercado, as metas devem ser estabelecidas visando a sustentabilidade do negócio. Isso pode ser feito com a ajuda de um software que colete e registre esses dados, além de projetar panoramas. 

Além disso, existem outras rotinas quando se fala de gestão financeira. Entre elas, acompanhar o fluxo de caixa, pagamentos, despesas fixas e variáveis, entre outros. Fique de olho também nas taxas de operadoras de cartão e outras instituições bancárias, buscando sempre trabalhar com as operadoras que ofereçam tarifas mais atraentes. 

  • Precificação

Diversos fatores estão ligados à precificação na farmácia. Entre eles a demanda, os custos, o volume de produtos, a concorrência e o comportamento dos clientes. Assim, é preciso considerar tudo isso, além do volume de vendas, para estabelecer o preço dos produtos. Em geral, as grandes redes conseguem melhores condições de compras. Mas as pequenas farmácias podem compensar esse fator com estratégias de fidelização, por exemplo. 

  • Qualificação da equipe

De nada adianta investir em gestão do negócio, sem entender de gestão de pessoas. Pensando no atendimento ao público, é vital investir na equipe de colaboradores. Afinal, o time é uma peça fundamental no trabalho a ser desenvolvido. 

Na prática, manter os funcionários motivados e alinhados com os objetivos do negócio é um desafio constante. Além disso, é preciso atrair profissionais com as habilidades técnicas necessárias. Mas o trabalho não termina aí. É indispensável também mantê-los atualizados, capacitados e promover treinamentos. Reunindo tudo isso, você terá um time com uma visão ampla e preparado para os desafios do mercado. 

  • Relacionamento com o consumidor e os prescritores

Por fim, entender as necessidades do cliente é ponto-chave para todo o funcionamento do seu negócio. Esse conhecimento é estratégico para estabelecer um bom relacionamento com o público e preparar sua equipe para a fidelização. Existem diferentes ferramentas para isso. São exemplos o investimento em marketing, uma rotina de pós-venda, oferecer brindes ou vantagens para quem compra regularmente em sua farmácia e etc.

Por outro lado, estreitar o relacionamento com os prescritores também pode trazer bons frutos. Algumas dicas são oferecer um suporte contínuo, investir em material técnico com base científica, e personalizar esse tipo de insumo para que atue com uma cartão de visita da sua farmácia magistral.

Invista em uma boa gestão e siga em direção ao futuro da sua farmácia

Cada um desses pontos listados é fundamental para garantir que o seu negócio não apenas ofereça o melhor produto, mas esteja pronto para se consolidar no mercado. Se você quer melhorar os resultados da sua farmácia magistral, invista em uma boa gestão e fique atento a esses itens. Com isso, você está dando passos em direção ao futuro e em breve verá as mudanças.

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