Nutricosméticos: o que são e como agem no combate ao envelhecimento?

Equipe Galena

calendário
20 Julho 2020

Cada vez mais em evidência, os nutricosméticos, que utilizam a suplementação nutricional para fins cosméticos,  propõem estratégias diferentes antienvelhecimento


Na correria do dia a dia, por mais regrada que seja sua dieta, ou por mais certinho que seja seu acompanhamento médico, ou sua rotina de exercícios, é difícil, senão impossível, suprir todas as necessidades vitamínicas e nutricionais que nosso corpo necessita.

Por esse motivo, cada vez mais, os nutracêuticos têm chamado atenção do consumidor. Algumas cápsulas por dia, com o acompanhamento médico certo, ajudam seu corpo a obter a quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e nutrientes que ele precisa para manter a saúde em dia.

Os nutracêuticos têm sido amplamente utilizados, para uma série de objetivos, desde proporcionar uma dieta mais balanceada, antioxidante, mais similar à dieta mediterrânea, bem como têm sido utilizados para proporcionar o emagrecimento saudável e até para proporcionar qualidade de vida a longo prazo, pensando na longevidade. E, falando em longevidade, você pode ter se deparado com o termo nutricosméticos. Mas, afinal, o você sabe o que são e, de fato, como funcionam?

O que são nutricosméticos?

Nutricosméticos são a interseção entre nutrição, nutracêuticos e cuidados pessoais. São formulações especiais com determinadas concentrações de nutrientes desenvolvidas para promover a saúde e aparência da pele, cabelos e unhas. A ideia é justamente nutrir seu corpo com as vitaminas, proteínas e minerais certos a ponto de desabrochar a beleza que existe em você.

Os nutricosméticos ainda têm substâncias orgânicas, isto é, oriundas de ingredientes 100% naturais, que oferecem efeitos antioxidantes, reduzindo a expressão de radicais livres no organismo, prevenindo e tratando processos de envelhecimento e danos solares. Também são substâncias que estimulam a expressão de colágeno, fotoprotetores, redutores de pigmentação e acne, melhoram a hidratação, garantindo saúde e boa qualidade da pele.

Alimentando seu corpo para um envelhecimento saudável

Com os nutricosméticos, seu corpo pode receber exatamente o que está faltando na sua dieta, por mais que ela seja balanceada. Não é porque você come um prato verde e colorido que os vegetais do seu prato receberam a quantidade adequada de selênio quando foram gerados. É disso que estamos falando. E é justamente por isso que, por mais balanceada que seja sua dieta, ela pode, sim, ser deficiente em um mineral ou vitamina. Com os nutricosméticos não existe essa possibilidade, uma vez que nele estão: vitamina A, C, E, Zinco, Selênio, ômega 3, glutamina, magnético, silício orgânico, cobre, colágeno, coenzima Q10, biotina, queratina e muito mais. 

Como agem os nutricosméticos antienvelhecimento?

Por mais que o estilo de vida saudável seja responsável por adiar e retardar os efeitos do envelhecimento no nosso corpo, é inevitável que a idade nos alcance. À medida que envelhecemos, as defesas naturais da pele perdem a eficácia, tornando-se mais lentas, por exemplo, assim como a capacidade do corpo de renovar as células saudáveis da pele. 

É justamente nesse momento que nossa idade fica aparente, na pele, literalmente. Contar com uma suplementação nutracêutica ou com os nutricosméticos ajudam seu corpo a ir além da rotina saudável de exercícios e da dieta balanceada. Com um empurrãozinho dos nutricosméticos, seu corpo é capaz de preencher as lacunas nutricionais que sua dieta apresenta e oferecer os nutrientes necessários para promover uma taxa saudável de renovação celular, por exemplo. Ou ainda fortalecer as barreiras da pele que são fotoprotetoras evitando o envelhecimento precoce.

Como adquirir nutricosméticos anti-aging?

Para adquirir nutricosméticos com efeitos antienvelhecimento, é preciso contar com a receita e exames do seu prescritor de confiança. Por isso, agende uma consulta com o médico ou nutricionista de sua preferência. 

 

É importante conversar com seu médico prescritor de confiança sobre a possibilidade de você iniciar um tratamento com nutricosméticos, a fim de que ele realize os exames necessários para entender quais nutrientes estão deficitários no seu organismo.Assim, ele poderá receitar uma fórmula personalizada com ativos que funcionam para seus objetivos.

Galena - Longevidade
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes