O que é epigenética e qual sua importância para uma vida mais longa?

Equipe Galena

calendário
17 Julho 2020

Do grego, “epi”, que significa sobre ou por cima da nossa genética, a epigenética é o estudo da hereditariedade, com o intuito de analisar suas cargas genéticas a fim de prever sua saúde estética a partir daí.


Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. A epigenética é real e é para valer, uma vez que complementa e representa uma evolução no tratamento e prevenção da saúde estética, principalmente quando se fala em longevidade e envelhecimento com saúde. Há estudos em animais que denotam o uso do termo “reversão dos efeitos do envelhecimento”, já que conseguiram realizar uma reprogramação genética do animal testado.

Mas, antes de entender como funciona e quais seus benefícios, precisamos entender o conceito de epigenética.

O que é epigenética?

Por meio da análise de genes e seus produtos, responsáveis pela expressão dos fenótipos, que ditam as características observáveis no indivíduo, fisiológicas, morfológicas e físicas, é possível compreender como fatores ambientais, comportamentais e sociais podem promover alterações nos genes que herdamos das gerações passadas, que são passados adiante, de geração e geração.

Isso é facilmente explicado pelos nossos cromossomos. Assim como nossa pele e cabelos, nossos cromossomos também carregam e denunciam as marcas da nossa idade, carregando moléculas associadas ao DNA.

A epigenética pode se aprofundar bem em quesitos que nem imaginamos, chegando em nível de que, a alimentação, estilo de vida, consumo alcoólico e de drogas dos seus pais pudesse afetar seus netos. Incrível, né? Um icônico estudo holandês demonstrou exatamente isso quando cruzou dados entre gerações e descobrir que. geneticamente falando, netos de holandeses que passaram fome na 2ª Guerra Mundial tinham maior tendência à obesidade e sobrepeso.

À grosso modo, a epigenética estuda toda carga genética que recebemos dos nossos predecessores a fim de identificar tendências e propensões a certos tipos de características. Falando em envelhecimento, por exemplo, quais doenças você poderia estar propenso, geneticamente falando, a desenvolver mais facilmente do que as pessoas que não possuem a mesma carga genética que você.

Os motivos pelos quais a epigenética é importante na no envelhecimento saudável e na longevidade

Nesse sentido, nossa genética é um fator que influencia na forma como envelhecemos, apesar dos esforços de hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada ou a prática rotineira de exercícios físicos. Não estamos dizendo que o estilo de vida saudável não é importante para a longevidade, muito pelo contrário. 

Manter um estilo de vida saudável durante a juventude e fase adulta é determinante para se viver bem e com qualidade, garantindo uma vida saudável quando envelhecer. Mas na epigenética temos algo além. Uma vez compreendido que nosso DNA possui biomarcadores específicos que herdam a carga genética de nossos antecessores, é possível prever e prevenir determinados tipos de doença e complicações que possamos ter ao longo da vida, com objetivo de proporcionar maior longevidade..

Epigenética e fórmulas personalizadas caminhando juntas para um envelhecimento saudável

Até agora, os maiores estudos realizados em relação às cargas genéticas que recebemos e como elas influenciam nossa saúde obtiveram melhores resultados ao observar os marcadores genéticos do sobrepeso e da obesidade.

Nos últimos anos, tais estudos acumularam um ligação entre as cargas epigenéticas e os resultados da saúde metabólica de indivíduos que receberam essas cargas de seus antecessores, de tal forma que, mesmo com dieta e alimentação saudável, observou-se maior tendência ao acúmulo e ganho de peso corporal. 

Como medida preventiva, a farmácia magistral tem inúmeras opções de ativos para compor fórmulas personalizadas de acordo com o mapa epigenético de cada indivíduo. Com intuito de obter um tratamento de longevidade com manipulação de dados epigenéticos é necessário o mapeamento completo dos genes e fenótipos herdados e, inclusive, dos seus próprios hábitos de consumo alimentar, atividades físicas, patologias, tratamentos realizados, com o intuito de se coletar a maior gama de informações.

Por isso, recomenda-se que você procure um médico que possa te encaminhar para esse profissional, de forma que, uma vez realizado o mapeamento, ele possa identificar quais tipos de doenças hereditárias ou predisposições você possa ter herdado geneticamente. 

Depois disso, você poderá ser encaminhado ao médico que corresponda à essas heranças genéticas e preveni-las com fórmulas personalizadas, utilizando ativos e nutracêuticos feitos especialmente para você. No caso do sobrepeso e obesidade, por exemplo, uma maneira de se precaver, seria utilizando saciadores, aceleradores do metabolismo, aliado a uma boa dieta e rotina de exercícios.

Com uma ajudinha da ciência viver bem, melhor e mais feliz nos seus anos de ouro é totalmente possível.

Galena - Longevidade
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes