O que é longevidade celular?

Equipe Galena

calendário
03 Julho 2020

O processo natural de vida celular pode nos parecer um tanto quanto misterioso, mas, no final das contas, nosso próprio envelhecimento é reflexo dele.

Você já parou para pensar em porque envelhecemos? Por mais que tenhamos em mente as causas e efeitos do envelhecimento, raramente paramos para pensar, de fato, no principal motivo que nos leva a envelhecer.

Há um grande motivo pelo qual sua pele já não é a mesma de quando você era um bebê lindo, sem rugas e todo macio. Existe um motivo para que seus cabelos já não sejam tão sedosos e cheirosos de quando você era só uma criança. Esse efeito totalmente sujeito ao tempo se chama senescência celular, que nada mais é o processo natural da vida celular.

Senescência celular: O ciclo de vida da célula

A senescência é um conjunto de fenômenos que acontecem naturalmente às nossas células conforme envelhecemos. Quando jovens, as células senescentes perdem a capacidade de proliferação após um determinado número de divisões celulares, entrando em um processo de morte celular programada e substituição por outras células jovens, o que chamamos de apoptose. 

Esse processo de renovação celular está intrinsecamente ligado ao nosso envelhecimento. É um ciclo, de tempos em tempos nossas células passa por essa renovação, as células da pele se são trocadas a cada duas ou quatro semanas, enquanto as células hepáticas, por outro lado, se renovam a cada 150 a 500 dias. Com o passar dos anos, a substituição destas células decai e o processo de renovação celular desacelera, caracterizando o natural e gradual processo de senilidade.

Entendendo a longevidade celular

Longevidade é, por definição, é um substantivo feminino que denota o ato de aumentar a durabilidade ou duração de qualquer coisa concreta ou abstrata, mas também indica a característica da qualidade do longevo, que tem uma vida mais longa que o comum, pelos cuidados que têm com a saúde.

Da mesma forma como entendemos sobre a longevidade do nosso corpo, mente e saúde, da mesma forma observamos acontecer nas nossas células. Da maneira, então, como pensamos com nosso corpo, analisemos a dinâmica das nossas células: o que diminui o tempo de vida celular? Assim como a resposta que daremos para nosso corpo: a própria vida.

Como propor a longevidade celular na prática

A proteção da longevidade celular está diretamente relacionada à diminuição dos eventos diretamente envolvidos no processo do envelhecimento, como o encurtamento dos telômeros cromossomiais. O telômero é a estrutura celular que protege as extremidades dos cromossomos, responsáveis por aumentar o tempo de vida celular.

As células estão se dividindo a todo momento. A cada divisão realizada os telômeros se encurtam, até chegado o ponto em que os telômeros se encurtam de tal maneira que a célula está inapta a promover novas divisões, iniciando o ciclo apoptótico, que é a morte programada celular da qual falamos.

Além disso, outras situações levam ao estresse oxidativo e à síntese de citocinas inflamatórias, favorecendo a redução da expressão e atividade da enzima telomerase, envolvida na replicação dos telômeros. Justamente por isso que dietas ricas em antioxidantes e antocianinas ajudam no combate ao envelhecimento.

Quando há menor ação da enzima telomerase, ocorre o encurtamento do telômero e as células resultantes dessa divisão - que apresentam o telômero idêntico ao da célula que as originou - celular tornam-se senescentes e reduzem o metabolismo celular.

Longevidade celular como tratamento

O envelhecimento celular se dá por uma série de fatores intracelulares e, dessa forma, para se precaver contra eles é necessário atuar em diversas frentes e mecanismos de ação a fim de driblar o envelhecimento celular e o próprio envelhecimento. 

Nutracêuticos e fórmulas personalizadas, sejam por soluções IN ou OUT, se colocam como excelentes opções na hora de cuidar da saúde em primeiro lugar, mas também de retardar o envelhecimento celular. Procure por ativos que atuam sinergicamente, para prolongar sua juventude, constituindo uma estratégia de prevenção anti-envelhecimento, quanto para os cuidados com seu corpo.

Galena - Longevidade
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes