O que são nutracêuticos e por que vale a pena investir neles

Equipe Galena

calendário
15 Junho 2020

Nem sempre manter uma dieta equilibrada, a fim de melhorar nosso bem-estar e saúde, é uma tarefa simples. É justamente aí onde entram os nutracêuticos. Mas, de fato, eles se fazem um investimento saudável?


Aos poucos, no mundo dos produtos de beleza, bem-estar e saúde, os nutracêuticos estão ganhando mais notoriedade do grande público. Com a grande movimentação, inclusive por parte das empresas, de oferecer produtos voltados para saúde, esse tipo de tratamento faz total sentido. 

Entre esses produtos estão os nutracêuticos, que se propõem a justamente cuidar do seu corpo, te fornecendo a saúde que você precisa e, por meio desse processo, promover a beleza que você quer. Parece simples, não é?! E, na verdade, é. O conceito é, a prática, nem tanto. Vamos dar uma olhada mais de perto?

O que são nutracêuticos?

Diferente de produtos industrializados, os nutracêuticos são compostos somente por ingredientes encontrados nos alimentos e, por isso, são 100% orgânicos. São ricos em bioativos presentes na nossa alimentação, mas que, a depender da nossa dieta, não conseguimos ingerir e absorver nas quantidades necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo e metabolismo.

Em tempos onde alimentos cada vez mais industrializados e dietas cada vez mais fast-foods são um hábito entre nós, os nutracêuticos se comportam como uma suplementação alimentar para fornecer o que nossa dieta cotidiana não fornece.

Como nutracêuticos funcionam?

Por conterem somente substâncias conhecidas ao nosso organismo, como nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais, as quais chamamos de bioativas, os nutracêuticos se comportam de forma biologicamente ativa, auxiliando o corpo em processos metabólicos.

Propondo uma ação diurética, mas com a suplementação correta dos minerais vitais para o funcionamento do nosso organismo, os nutracêuticos se tornam capazes de eliminar o acúmulo de líquidos sem perda mineral. E esse é somente um dos exemplos. 

Quais os principais benefícios do que nutracêuticos podem fazer por você?

Os nutracêuticos têm o grande objetivo de regular, balancear e equilibrar uma alimentação desregrada. Para quem já está com ela balanceada, pratica uma dieta e tem uma rotina de exercícios, os resultados são ainda mais nítidos. 

No geral, em ambos os casos, os nutracêuticos são capazes de revitalizar nosso bem-estar, uma vez que têm ação de auxiliar na melhora de tratamentos específicos, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças e períodos de debilidade imunológica e aumentar o bem-estar que sentimos - por melhorar nossa alimentação, mesmo que por meio da suplementação nutracêutica.

Nutracêuticos: cápsulas personalizadas para seu propósito

Os nutracêuticos podem, ainda, ser utilizados como fórmulas manipuladas para maior obtenção de resultados focados em uma única frente de tratamento, por exemplo. Para pessoas com sobrepeso ou obesidade, observamos a ministração de nutracêuticos com formulação específica para o emagrecimento saudável, gerenciamento e manutenção da massa corpórea após a perda inicial do peso, a fim de evitar o efeito sanfona indesejado, mas uma realidade para muitos.

Nesse sentido, o funcionamento nutracêutico se dá de forma interessante, pois além de, literalmente, alimentar nosso organismo com tudo que precisamos para que nossas funções metabólicas funcionem corretamente, se torna responsável também por acelerar essas funções, propondo maior gasto calórico, imprescindível para o emagrecimento, partindo do princípio de calamidade calórica. 

Em conjunto, essa formulação poderia combinar ativos que além de apresentarem eficaz absorção dos adipócitos, ação anti-inflamatória e redução no tamanho dessas células, têm o poder de aumentar a saciedade e inibir o apetite. Ou outros que auxiliam na drenagem linfática e promovem a ação diurética que mencionamos mais cedo, com poderes detoxificantes no organismo. Enquanto o nutracêutico alimenta e emagrece, ainda elimina toxinas que impedem o emagrecimento.

O que vemos aqui é o nutracêutico tendo seu total funcionamento como suplementação vitamínica, proteica, mineral e nutricional, mas, em conjunto, conta com outras funções que também auxiliam no emagrecimento. Os tipos de combinação possíveis com os nutracêuticos são muitas, tudo vai depender dos exames que você realizou com seu médico e quais objetivos você traçou com ele.

Vale ressaltar que a suplementação nutracêutica não substitui dois velhos e bons hábitos: dieta balanceada e rotina de exercícios. Eles trabalham juntos para gerar os resultados esperados.

Vale a pena investir em nutracêuticos?

Depois de tudo isso, a conclusão parece até óbvia demais: vale muito a pena. Procure seu médico, prescritor ou nutricionista, peça os melhores exames que demonstrem como se comporta seu organismo com a suplementação nutracêutica, quais objetivos adjacentes vocês podem traçar e leve sua receita à uma farmácia de manipulação. Os resultados serão a consequência do sucesso nutracêutico. Não se esqueça: bonito mesmo é ser saudável.

Galena - Gerenciamento de Peso
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes