Por que é essencial investir na farmácia digital?

Equipe Galena

calendário
27 Abril 2021

Entenda o impacto da tecnologia no segmento farmacêutico e descubra como aproveitar os recursos da farmácia digital para aumentar suas vendas

A tendência de compras pela internet cresce gradativamente. Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a procura aumentou ainda mais. Assim, mercados, lojas de roupas, restaurantes e outros tipos de comércio investiram de maneira pesada em divulgação, atendimento digital e entregas a domicílio, facilitando o consumo de quem está em casa e atraindo ainda mais clientes, afinal, o varejo não ficou restrito a um ponto físico. Com as farmácias, não é diferente.

A internet facilita o acesso aos catálogos das lojas, já que basta consultá-los através do celular ou computador. Além disso, o deslocamento e procura de ponto em ponto do produto que precisa é evitado, porque esse processo é feito em casa instantaneamente. 

Pense bem: provavelmente, você já sentiu uma enxaqueca repentina e, quando foi tomar um analgésico, percebeu que a cartela estava vazia. A última coisa que dá vontade, em um momento como esse, é sair de casa para comprar remédio. Por isso, com a farmácia digital, situações corriqueiras como essa podem ser descomplicadas. Seguindo esse exemplo, qualquer necessidade parecida  é resolvida com um smartphone. Por ele, você consegue encontrar medicamentos disponíveis na sua farmácia de preferência, comprar e pedir a entrega em sua casa. Tudo sem dores de cabeça - literalmente.

Farmácia digital pós-pandemia

A presença digital realmente cresceu muito devido às restrições e isolamento social causados pela pandemia. Nesse contexto, a maioria das pequenas farmácias teve que se adaptar à nova  realidade, que já era explorada pelas grandes empresas. 

A transformação digital vem acontecendo em diversos setores.  Por isso, a tendência já era prevista para a farmácia magistral, afinal, acompanha a fase de migração parcial ou total dos serviços para internet. A pandemia ajudou a acelerar este processo. Em fevereiro de 2020, o setor farmacêutico registrou um crescimento de 146% nas vendas on-line em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo um levantamento da empresa de tecnologia Wevo. 

O consumidor descobriu a comodidade de comprar sem sair de casa e quer, cada vez mais, ter essa oportunidade para acessar qualquer tipo de produto. Por isso, investir na presença digital da sua farmácia significa ampliar o alcance do seu serviço, atendendo às demandas das compras online. 

Benefícios de digitalizar sua farmácia

 

Acompanhar as transformações digitais mantém seu negócio atualizado, oferecendo atendimento  personalizado aos clientes, que buscam por agilidade e praticidade em soluções tecnológicas.  Além disso, ao investir na farmácia do futuro, é possível:

  • Ampliar o alcance

Os clientes não ficam restritos às redondezas da região onde o ponto físico da loja está instalado. Pessoas de mais longe podem encontrar, acessar e comprar pela plataforma digital oferecida pela farmácia;

  • Melhorar experiência de compra 

Através do atendimento on-line, é possível criar um relacionamento acolhedor a cada cliente, de modo a encantá-los. Além disso, é possível conhecê-los melhor e trocar informações com eles de maneira direta.

  • Aumentar as vendas 

Quanto mais acessos, mais conhecimento e mais disseminação. A possibilidade de fazer com que o negócio atinja novos consumidores cresce à medida que os clientes se engajam e se encantam;

  • Otimizar estratégias on-line e off-line

É possível medir o rendimento e analisar a experiência de compras de cada cliente. Através dos dados reais, são estudadas as melhores soluções para o público e como elas devem ser implementadas;

  • Ampliar as oportunidades

A disseminação digital é rápida, ampliando as chances de novas portas se abrirem e conquistar clientes fiéis. Além disso, através de serviço de atendimento personalizado e feedback, é possível coletar dados que direcionam as estratégias seguintes, oferecendo o serviço certo para o público certo, que, certamente, contribuirão para o crescimento orgânico da sua farmácia. 

Invista no futuro

 

Entender as tendências do futuro é essencial para promover o seu negócio e acompanhar o andamento das evoluções. Com isto em mente, basta observar os comportamentos da sociedade  para perceber que o ambiente virtual aumenta as possibilidades de crescimento.

Investir em farmácia digital não significa acabar com pontos físicos. A loja concreta é essencial para a compra de medicamentos prescritos e atendimento de farmacêutico para alguma complicação mais simples. No entanto, ampliar o tipo de serviço e disponibilizá-lo de forma on-line é uma estratégia inteligente, pois agrega o atendimento e dá a possibilidade dos consumidores encontrarem seus produtos pela internet.

parceiros black Galena
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes