Por que os cuidados antienvelhecimento devem ir além da pele?

Equipe Galena

calendário
06 Julho 2020

Mais do que os cuidados estéticos contra o envelhecimento é preciso atenção, ao avanço em idade, com atividade cognitiva e cuidados com nossa mente. 


É um processo perfeitamente natural. Envelhecer é a única certeza que temos desde que nascemos. Ao olharmos ao nosso redor, vemos pessoas lidando com essa verdade das formas mais diversas possíveis, mas isso não a faz deixar de ser verdade. Na verdade, o que importa mesmo é envelhecer bem, saudável, com qualidade de vida e com o bem-estar garantido. 

O conceito de longevidade não é algo que se adquire da noite para o dia, assim como não se envelhece da noite para o dia. Ambos são construídos, com o passar dos anos. Você não dorme com 20 e acorda nos 60 no dia seguinte, tampouco dorme sem se cuidar e acorda na melhor idade com a melhor pele, o melhor shape e a melhor mente. 

No texto de hoje, nós trouxemos algumas dicas práticas que ressaltam a importância de olhar sobre os cuidados relacionados à longevidade além de dermocosméticos e nutricosméticos. Por mais que a indústria farmacêutica ofereça e, inclusive, existe uma enorme variedade de fórmulas manipuladas para tal, os cuidados com o você  mais velhinho vão muito além disso.

O antienvelhecimento que importa: mantendo o cérebro jovem

Você sabe que, quando a idade chegar, seu desejo é que sua pele esteja macia, firme e sem rugas. Você também sabe que seu corpo precisa estar em forma, não é mesmo? Mantendo sua saúde em dia, bem apresentável. 

Um velhinho ou velhinha ativos, joviais, a própria representação do conceito de longevidade, driblando as complicações mais comuns da idade, deixando o desânimo e o sedentarismo de lado. Mas, e seu cérebro? Já parou para pensar nele e nas suas funções cognitivas? Para fazer tudo que você quer é preciso que seu corpo acompanhe seu cérebro, mas e se seu cérebro não estiver dando conta? 

Pensando nisso, temos dicas práticas de como cuidar da saúde do órgão mais importante do seu corpo, aquele que define quem você é, controla todas as suas funções cognitivas, voluntárias e involuntárias: seu cérebro. Vamos dar uma olhada nelas:

Previna-se: não deixe que o hoje prejudique seu amanhã

Tenha em mente que tudo o que você faz hoje fica anotado na conta para seu amanhã. Seus hábitos alimentares, sua rotina de exercícios, seus excessos no trabalho, suas noites de sono mal dormidas. Esteja atento para que seus hábitos enquanto jovem não causem consequências mais sérias para quando os anos passarem e você se ver uma pessoa na melhor idade que poderia estar em melhores condições de saúde, tanto física quanto mental.

Esteja atento à sua saúde física 

Seja ativamente cuidadoso com sua saúde, realize check-ups para monitorar possíveis doenças. Analise o histórico da sua família para doenças genéticas ou crônicas que possam vir a te afetar também. O importante aqui é se preocupar com a saúde pensando no amanhã. 

Os cuidados com a saúde podem acontecer de duas formas: preventiva ou reativa. No conceito de longevidade, sua saúde é fator imprescindível para sua qualidade de vida virando a esquina do passar dos anos e cuidar preventivamente da sua saúde te ajuda a fazer isso. 

O estado da sua saúde na melhor idade impacta profundamente na sua saúde mental e em outros fatores que afetam diretamente na sua saúde mental. Por exemplo: se você sofrer de obesidade ou de doenças que dificultem sua locomoção, sofrerá também o isolamento social, o que afetará sua mente.

Se alimente bem: aposte em antioxidantes 

Manter uma dieta saudável enquanto jovem te ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas, principalmente relacionadas ao sobrepeso, obesidade, diabetes e cardiovasculares, todas elas que têm relação direta com seu cérebro. Dietas com alto consumo de frutas e legumes, grão integrais, carnes magras, peixes e aves, produtos lácteos com baixo teor de gordura, baixo consumo de gorduras sólidas, açúcares e sal. Beba bastante água.

Especificamente contra o Alzheimer, recomenda-se dietas muito similares à mediterrânea, conhecida mundialmente. Ela tem alto teor de alimentos antioxidantes, o que contribuiu para prevenção da doença, bem como para o combate ao sobrepeso e obesidade.

Aposte nos nutracêuticos 

Como complemento alimentar, aposte em formulações nutracêuticas para obter os nutrientes, minerais, vitaminas, proteínas e bioativos que estão sendo sub fornecidos pela sua dieta, dependendo do quão orgânicos são os alimentos que você compra. Os nutracêuticos são obtidos de ingredientes 100% orgânicos e por isso garantem o suprimento nutricional que seu corpo e cérebro precisam para se manterem saudáveis.

Faça exercícios 

Manter uma rotina de exercícios é também importantíssimo para manter um cérebro ativo e funcional. Movimentar-se, além de manter e melhorar a força do corpo, te dar mais energia, prevenir e retardar doenças cardiovasculares, diabetes e relacionadas ao ganho excessivo de peso, também é responsável por manter um cérebro alegre.

Exercícios liberam endorfina no organismo, hormônio responsável pelo prazer, que contribuem para melhorar seu humor e reduzir as chances de depressão. Além disso, os exercícios contribuem para o aumento do tamanho da estrutura cerebral ligada à memória e aprendizado. Além disso, caminhadas, por exemplo, são extremamente benéficas para a saúde cognitiva.

Seja mentalmente ativo (Leia, faça cursos, tenha hobbies, aprenda idiomas) 

Principalmente com o chegar da idade, manter a mente ativa, principalmente de maneira relacionada ao aprendizado e tarefas manuais, como hobbies com marcenaria ou pintura, são formas de fomentar a atividade cerebral de maneiras divertidas, a fim de ocupar o dia com tarefas criativas que exijam concentração, memória, atenção e outras funções cognitivas importantes.

Tenha boas noites de sono: descanso é primordial 

Dormir de 7 a 8 horas por dia. Qualquer fonte ou médico de confiança que você procure te dirá a mesma coisa. É no descanso que nosso cérebro memoriza, aprende e reestrutura ligações cognitivas feitas durante o dia. Se privar de sono excessivamente só auxilia para perda de saúde mental, o que, na sua idade madura, pode lhe custar caro.

Não se estresse: medite 

O estresse também é responsável por tirar nossa saúde cognitiva com o passar dos anos. Com o passar dos anos, os agentes que nos causam estresse mudam, mas ele continua lá. O que muda é nossa maturidade acumulada para lidar com tal estresse. 

Em excesso e a longo prazo o excesso pode danificar as células do nosso cérebro e levar à depressão, perda de memória, fadiga e diminuição da capacidade de combater e se recuperar de infecções. Medite, faça atividades relaxantes, esqueça do trabalho aos finais de semana, passe tempo em família.

Evite vícios: álcool, cigarro e excessos

O consumo alcoólico excessivo retarda e prejudica a comunicação entre as células cerebrais. A longo prazo, o consumo recorrente abusivo pode levar à destruição de neurônios, impactando diretamente em funções cognitivas como o equilíbrio, memória, emoções, coordenação e temperatura corporal. A mistura do álcool com medicamentos é extremamente perigosa.

Quanto ao cigarro, apesar de comumente ser relacionado à problemas pulmonares, o cigarro também pode causar acidentes vasculares, inclusive cerebrais. Parar de fumar e beber em excesso só traz benefícios no que tange à longevidade.

Esteja e conecte-se com outras pessoas 

O isolamento social tem como consequência a diminuição de comunicação, conectividade e estímulos cerebrais causados por esses dois fatores. Por esse motivo, o isolamento tem sido relacionado em diversos estudos científicos ao aumento de demência e atividade social à pior atividade cognitiva.

Ria e divirta-se, muito 

O riso e o bom humor ativam partes do cérebro que utilizam a dopamina, neurotransmissor cerebral que quimicamente nos traz uma sensação extremamente agradável, até prazerosa, e por muitas vezes, “viciante”. Além disso, em estudos iniciais, o riso tem se demonstrado responsável pela maior liberação de dopamina - já cientificamente comprovado -, mas a grande descoberta, é sua ação redutora da liberação de cortisol, hormônio do estresse, cognitivamente prejudicial, como pontuamos acima.

Seja ativo: mantenha uma rotina e uma vida normal 

O mais importante de tudo é: não é porque se envelhece que a vida acaba. Manter-se ativo é um dos grandes responsáveis fatores pela manutenção da saúde física e cerebral, bem como do bem-estar e da qualidade de vida, pré-requisitos para que o conceito de longevidade se faça verdadeiro.

Aposte em fórmulas personalizadas para melhorar suas funções cognitivas

Pensando em longevidade, existem fórmulas personalizadas para cuidados de basicamente tudo: pele, cabelos, corpo e, inclusive, funções cognitivas. As fórmulas personalizadas são a melhor opção para que você viva 100% da sua longevidade, esteja você se prevenindo esteja você vivendo ela.

Galena - Longevidade
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes