Transformação corporal: Como os cuidados com a saúde mental ajudam

Cláudia Coral

calendário
02 Fevereiro 2021

Entenda como a transformação do corpo e da saúde começa na mente, e a importância de adotar hábitos que possibilitem uma vida melhor e mais saudável


Não é muito difícil encontrar alguém que esteja experimentando diferentes formas de transformar o corpo. Na maioria das vezes, queremos perder um quilinho aqui ou ali, mas pode ser que também desejemos ganhar mais firmeza, elasticidade e desfrutar dos resultados de uma vida mais saudável por mais tempo.

Quando falamos em vida saudável e transformação corporal, podemos pensar em várias coisas: dietas, exercícios, suplementação, procedimentos estéticos. E tudo isso ajuda na caminhada para chegar ao corpo que desejamos. No entanto, há outro fator extremamente importante que muitas vezes deixamos de lado, mas que eu quero deixar mais claro para você: a mente.

Como nossa saúde mental influencia o nosso corpo?

Transformação corporal vai muito além de simplesmente causar mudanças externas. Envolve absolutamente tudo que tem a ver com nosso corpo, por dentro e por fora. E segundo um relatório da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, nosso corpo e nossa mente são grandes aliados nessa transformação.

O modo como você pensa pode afetar o modo como você se sente. E não há nada mais prejudicial na rotina diária do que a falta de energia mental. A sua ausência nos deixa inseguros, distraídos, improdutivos e pouco conectados com o que está acontecendo ao nosso redor. 

Por exemplo, a forma como o corpo reage ao estresse. A preocupação constante sobre trabalho, finanças ou outros problemas pode causar tensão nos músculos, dores e problemas estomacais. Também pode acarretar no aumento da pressão arterial e em outros problemas mais sérios. 

O outro lado também é real: nosso cérebro produz substâncias que podem melhorar a saúde. Essas substâncias incluem endorfinas - considerados analgésicos naturais - e gamaglobulina, que fortalece o sistema imunológico. Se você está doente, mas tem esperança, uma atitude positiva e acredita que vai melhorar, seu cérebro provavelmente produzirá substâncias químicas que aumentarão o poder de cura de seu corpo. 

Ter uma visão positiva da vida pode nos ajudar a lidar melhor com a dor e o estresse e a nos mantermos mais saudáveis que pessoas que enxergam diferente. 

Como ter uma mente mais saudável?

 

Cuidar da mente é o primeiro passo para a sua transformação corporal. Conheça algumas dicas essenciais para ter uma mente mais saudável:

  • Dormir bem

Dormir bem é fundamental para ajudar o organismo a se manter forte, em equilíbrio e imune. Quando você não dorme profundamente, os níveis de ansiedade se transformam em sintomas físicos, como insônia, tensão e irritabilidade, que prejudicam sua saúde. Uma boa noite de sono tem o poder de reparar tudo.

  • Expressar os sentimentos de maneira apropriada

Se sentimentos de estresse, tristeza ou ansiedade estão causando problemas físicos, mantê-los dentro de você e não expressá-los pode fazer com que se sinta pior. Se não se sente confortável para compartilhar seus pensamentos com familiares ou amigos, tente pedir ajuda médica ou de um conselheiro que consiga te apoiar e melhorar sua saúde mental.

  • Viver uma vida balanceada

Buscar o equilíbrio é indispensável para a sua rotina e saúde mental. Embora seja difícil, é importante concentrar seus esforços em sentimentos e atitudes positivas. Algumas pesquisas mostraram que ter uma perspectiva positiva pode melhorar sua qualidade de vida e impulsionar sua saúde. Evite remoer problemas que causem estresse e outros pensamentos negativos. Reserve tempo para as coisas que você gosta.

  • Desenvolver resiliência

Ao desenvolver resiliência, as pessoas são capazes de lidar com o estresse de maneira saudável. Essa capacidade pode ser aprendida e fortalecida de diferentes formas e isso inclui ter apoio social, manter uma visão positiva de si mesmo, aceitar mudanças e superar desafios. 

  • Acalmar o corpo e a mente

Você precisa ter um tempo exclusivo para acalmar sua mente e seu corpo. Utilizar métodos de relaxamento, como meditação, ouvir música, yoga e alongamentos, são maneiras de equilibrar suas emoções. Esse tempo é importante em dias de muita pressão ou que demandam decisões complexas. 

  • Cuidar de si

Uma boa saúde emocional envolve o cuidado com o corpo, alimentação saudável, dormir o suficiente e ter uma rotina regular de exercícios. Tudo isso irá te ajudar a conquistar uma vida saudável. Mas se você deseja alcançar resultados melhores, de forma personalizada, a utilização de fórmulas manipuladas pode ser uma excelente alternativa, desde para o cuidado da pele, gerenciamento do peso, longevidade, para cabelos e outros. 

Como eu sempre digo: o organismo é um ecossistema e pequenos gestos podem fazer uma grande diferença para a maneira como pensamos, sentimos, trabalhamos e nos relacionamos.

Mantenha seus cuidados com a saúde mental e tenha mais qualidade de vida!

 

Mente saudável é sinônimo de corpo saudável. Se você quer ver mudanças reais no seu físico - por dentro e por fora - tenha certeza de que a sua mente faz parte dos seus cuidados diários.

Ofereça as melhores formulações e inove em sua farmácia de manipulação - Conheça os ativos Galena
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes