É inegável a força das redes sociais para dar visibilidade a qualquer negócio. Por meio de canais como o Instagram, Facebook e Youtube, por exemplo, você pode dialogar com o seu público e fazer postagens relacionadas às suas necessidades e demandas. Se você tiver um site, pode manter um link direcionando o tráfego dessas plataformas para a loja virtual. Já quem não conta com um e-commerce tem a opção de vender diretamente pelas redes sociais por meio dos chamados links de pagamento. Com eles, não é preciso ter site nem maquininha de cartão, basta compartilhá-los através das postagens - e também por e-mail ou WhatsApp - e encaminhar os compradores direto para o checkout.
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Procure uma plataforma de e-commerce
Se você está estudando a possibilidade de vender na internet ou já está na fase de transição, vale lembrar que existem diversas plataformas de e-commerce especializadas em ajudar o usuários a montarem suas lojas virtuais. São serviços que contam com milhares de modelos de site e atendem todo tipo de negócio — inclusive as farmácias magistrais. Dentre eles, há opções de plataformas gratuitas e muitas delas não requerem habilidades de programação.
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Escolha um bom meio de pagamento on-line
Um dos itens de maior importância para o sucesso de uma loja virtual é procurar um bom intermediador de pagamento. Ao escolher a melhor parceria para o seu negócio, fique atento às taxas, prazos de pagamento e também às políticas sobre fraudes. Invista em um meio com um bom sistema antifraude e métodos de pagamentos diversos, que atendam a variedade de clientes. Entre eles, cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta e dinheiro da carteira digital, por exemplo. Escolhendo um bom fornecedor, você já terá uma interface estabelecida, e não há necessidade de manutenção da ferramenta.
Imagine entrar numa farmácia toda bagunçada, com remédios e produtos de beleza misturados pelas prateleiras. Você gostaria de fazer compras neste ambiente? Provavelmente, não. A mesma lógica se aplica ao mundo virtual. Por isso, organizar seu site é fundamental. Nesse sentido, existem alguns pontos para ficar de olho. O primeiro, é fazer uma boa escolha das categorias. Da mesma forma que se organiza uma loja, pense na maneira mais intuitiva para que quem entra no site localize os produtos. Em segundo lugar, direcione o cliente para a compra, eliminando distrações no visual do site, como banners em excesso, cores gritantes e poluição visual. Por fim, use também frases diretas, como “compre agora” ou “adicione ao carrinho”.
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Invista em uma boa logística
Um dos fatores mais importantes nesse panorama é, com certeza, a logística. Assim como o prazo de entrega, o valor do frete impacta diretamente nas vendas do e-commerce. Aliás, segundo um levantamento do comparador de fretes Reduza, o frete é responsável por 70% dos abandonos de carrinhos.
Além de treinar sua equipe para operar a loja virtual e fazer o gerenciamento dos envios, é fundamental escolher bons parceiros para entrega. Uma das opções mais utilizadas é fazer o despacho por uma agência dos Correios. No entanto, existem soluções mais sofisticadas, como a parceria com uma empresa de logística.
O modelo de marketplace funciona como uma espécie de shopping center virtual. É vantajoso para o consumidor, pois reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, e para o vendedor, que não precisa de uma estrutura própria. Por meio de um marketplace, você pode comercializar seus produtos, pagando uma espécie de comissão para a empresa detentora da plataforma. No setor das farmácias, existem opções como a Manipulaê, startup que une pacientes que precisam de remédios manipulados às farmácias magistrais, e a Virtus Farma, marketplace direcionado a produtos de saúde, beleza e bem-estar.
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Misture seus canais de venda
Outra modalidade que vem chamando a atenção é o ‘figital’ — junção do físico com o digital. O cliente pode conhecer o produto pela internet e fazer a compra ou a retirada pela loja física. Como os usuários compram e pesquisam pelos dois ambientes, é importante fortalecer sempre sua presença tanto online quanto nas vendas presenciais. Assim, ambos espaços se configuram como uma oportunidade de interagir com o cliente, o que aumenta as chances de ele voltar para o seu site ou loja e, consequentemente, efetuar uma compra.
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Tenha boas imagens dos seus produtos e soluções
Você certamente conhece a expressão “uma imagem vale mais que mil palavras”. E quando o assunto é e-commerce, isso faz total sentido. Afinal de contas, a imagem é a primeira coisa que o usuário vê do seu produto e ela faz muita diferença na decisão de compra. Aliás, imagens de baixa qualidade, desatualizadas e com design ruim negativam a percepção dos possíveis clientes e podem fazer com que procurem outros sites com melhor experiência de compra.
De nada vai adiantar oferecer os melhores preços e produtos se, na prática, ninguém conhece a sua loja. Por esse motivo, pode ser vantajoso investir em estratégias de divulgação para a sua marca. Alguns benefícios de utilizar a publicidade paga são os resultados imediatos, a ampla possibilidade de segmentação e o investimento baixo para iniciar.
Aumente as vendas da sua farmácia magistral com o poder da internet
Todos esses pontos podem te ajudar a dar os primeiros passos no universo do comércio eletrônico. Para que você já comece acertando, é interessante acompanhar conteúdos de quem entende tudo do assunto. Os artigos do E-commerce Brasil podem ser de grande ajuda nesse sentido. Não importa seu nível de conhecimento, o essencial é começar. Por isso, não tenha medo de iniciar sua jornada de transformação digital da sua farmácia magistral. Com dedicação, você certamente atingirá bons resultados.