Vantagens de investir em redes sociais para a farmácia do futuro

Equipe Galena

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29 Abril 2021

Descubra como a farmácia do futuro pode conquistar novos clientes e ampliar o negócio com as redes sociais.

Segundo a pesquisa Global Digital Overview 2020, mais de 66% da população brasileira utiliza as redes sociais no dia a dia. São mais de 140 milhões de pessoas conectadas ao ambiente virtual, meio que permite troca de informações, compartilhamento de conhecimento, interação com amigos, família, artistas e empresas, além de muitas possibilidades de entretenimento.

O número é alto e cada vez maior. Entre 2019 e 2020, a presença digital das pessoas do mundo inteiro cresceu em 7%. O tempo dedicado por cada indivíduo às telinhas também aumentou, atingindo cerca de 6 horas e 43 minutos por dia, sendo uma média de 2 horas e 24 minutos só para as redes sociais. O brasileiro, por sua vez, ocupa a terceira posição do ranking de tempo nas mídias: por volta de 3 horas e 31 minutos.

Redes Sociais: o ambiente virtual que conversa com o cotidiano

O sucesso das redes sociais vem da possibilidade que cada pessoa tem de encontrar publicações que sejam úteis e interessantes ao seu perfil e necessidades. No ambiente virtual, novas sugestões de conteúdo são dadas com base nos assuntos registrados no histórico de buscas do usuário.

Se a publicação acrescenta informações realmente relevantes, ela tende a atingir mais pessoas. Com o acesso crescente às redes sociais, utilizar estas plataformas é uma excelente estratégia para divulgar produtos e serviços, afinal, a ideia é estar onde o consumidor está. Além disso, quando bem exploradas, as mídias permitem que novos consumidores conheçam seu negócio, porque a propagação e compartilhamento de conteúdos é muito mais rápida e está na palma da mão.

Para atingir o público-alvo, é necessário identificar a rede social que mais atende às suas necessidades. No caso de uma farmácia magistral, a comunicação será proveitosa quando lançada em canais com boa rotatividade de adultos e idosos.  Por exemplo, se o conteúdo for publicado em espaços com mais acessos de adolescentes, provavelmente a disseminação do assunto não será tão eficaz.

Por que a farmácia do futuro precisa investir em contas nas redes sociais?

 

Além de ser um ambiente com alto poder de compartilhamento de conteúdo, serviços e produtos, as mídias sociais transformam o relacionamento das farmácias magistrais com os clientes. Através delas, é possível:

  • Engajar

As redes sociais têm como objetivo criar relacionamentos no ambiente digital. Pensando nisso, empresas, através de posts relevantes e bem direcionados, podem ganhar curtidas, comentários e compartilhamentos que permitem que o conteúdo atinja novos consumidores. É uma corrente que acontece naturalmente quando as postagens chamam a atenção do público.

  • Alcançar

As redes sociais são um canal para divulgar seus produtos ou serviços. Devido ao alto tráfego de internautas em cada uma delas, a estratégia de divulgar o seu negócio, através de postagens relevantes, permite um alcance amplo de pessoas, que podem compartilhar ainda mais suas informações.

  • Consolidar a imagem

Com a ideia de socializar, a administração de redes sociais de empresas traz um posicionamento mais humano, quebrando uma postura focada exclusivamente em vendas e transmitindo informações úteis que podem ajudar os clientes a entenderem o que eles precisam. Como o meio de comunicação é facilitado, os usuários podem tirar suas dúvidas com pessoas reais que entendem da solução oferecida.

  • Fidelizar clientes

Através do contato direto que as redes sociais permitem entre clientes e empresas, é possível receber feedbacks rápidos e precisos dos compradores . Estreitando esse relacionamento, as chances de atender às demandas e resolver possíveis problemas aumentam, gerando mais confiança ao cliente, que, provavelmente, voltará a fazer negócio.

  • Melhorar a experiência de compra

Com um bom relacionamento, o cliente não se sente apenas um comprador, mas um agente de voz, que pode opinar e contar com um atendimento personalizado. Através dos comentários vindos dos usuários, também, é possível analisar as pendências da empresa e melhorá-las, a fim de manter a satisfação do público e encantá-lo cada vez mais.

As Redes Sociais só funcionam para grandes farmácias?

 

NÃO! Como você já percebeu, as redes sociais criam um relacionamento mais humano entre empresa e cliente, permitindo um atendimento focado na troca de informações, não apenas exposição de produtos. Além disso, as plataformas possuem soluções para as vendas, então, quem está começando pode utilizar as ferramentas para divulgar e fazer negócio, dispensando, nesse primeiro momento, a necessidade de um e-commerce ou site específicos. 

O investimento de farmácias de manipulação na transformação digital é uma maneira descomplicada de prestar um bom serviço aos clientes, sem precisar desembolsar para plataformas mais complexas, garantindo um bom relacionamento entre os compradores e permitindo a expansão do negócio.

Aposte nas redes sociais e aumente as suas vendas

 

Entenda seu público e escolha as  plataformas que mais se adequam às estratégias da sua farmácia. Ao direcionar seu conteúdo aos usuários certos e garantir um bom atendimento, os resultados, certamente, serão positivo.

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