MENUMENU

Galena, a pedra do equilíbrio

Em 2017 completamos 30 anos de História. Para comemorar, embarcamos em uma incrível jornada de conhecimento, desvendando os segredos e origens da Ciência Farmacêutica - e não é que descobrimos muitas coisas incríveis?

Uma delas é a "outra" Galena, esta pedra que você está vendo na foto.

Ela é conhecida por amantes da tecnologia por ser um semicondutor - essa pedra ficou famosa entre eles pois possibilita a construção de aparelhos de rádio caseiros que funcionam sem bateria. Incrível, né?

Mas suas propriedades holísticas também chamam a nossa atenção.

Muitos terapeutas contam com esse cristal para ajudar a reduzir inflamações, estimular a circulação e promover a saúde arterial. Também há registros de que ela traz benefícios para os cabelos e melhora assimilação de zinco e selênio.

A Galena é considerada “a pedra da harmonia”, pois promove o equilíbrio nos níveis físico e espiritual, sendo usada em terapias de cura holística.

É também recomendada para energizar médicos, homeopatas e herbalistas - justamente os profissionais de saúde com quem trabalhamos!

Além disso, suas energias propiciam ambientes de mentes abertas e incentivam a pesquisa - uma de nossas frentes mais importantes aqui na Galena!

Uau, parece que está tudo conectado, não é mesmo?

De Galeno à Galena.

Para quem está se perguntando, não: a pedra Galena não deu origem ao nosso nome. A Galena Química e Farmacêutica é assim chamada em homenagem a Cláudio Galeno.

Ele foi um dos mais importantes médicos e filósofos da História, considerado um dos Pais da medicina moderna e o próprio Pai da Farmácia por muitos especialistas.

Sua contribuição para a ciência foi tão disruptiva que, apesar de ter vivido há cerca de 2 mil anos, durante o Império Romano, suas descobertas são usadas até hoje. Ele foi, inclusive, médico na escola de gladiadores, especializado em cirurgia e dietética. Foi tão aclamado que acabou se tornando o médico particular do imperador-filósofo Marco Aurélio.

Muitas de suas obras foram perdidas, mas em uma delas, chamada “O melhor médico é também um Filósofo”, é possível entender um pouco mais sobre sua concepção sobre cuidados com a saúde. Ele entendia que a medicina extrapolava conceitos técnicos e tinha em Aristóteles, o fundador da Ética, como sua maior referência.

Galeno representa a semente do que nós chamamos de #CiênciadaFelicidade: uma vontade insaciável de aprender e disseminar conhecimentos para o benefício da humanidade.