Galena Blog

Como evitar o envelhecimento cognitivo?

Escrito por Equipe Galena | 08/07/2020 12:00:00

Nós envelhecemos, em corpo e mente. E, sério, está tudo bem. O delicado é quando envelhecemos sem saúde e os problemas na nossa mente começam a aparecer.


Ao passar dos anos, com o chegar da idade, é natural que nosso corpo e nossa mente apresentem sinais de que vivemos uma vida longa e bem vivida. É bastante comum que, agora, não tão jovens, as pessoas de mais idade se mostrem mais facilmente cansadas fisicamente, ofegantes e fatigadas. Não é para menos, aos 70, 80 ou até mais anos de idade, uma vez que temos observado a expectativa de vida se alongando cada vez mais, a fragilidade também chega. 

O mesmo acontece com nosso cérebro. Com o avançar dos anos é igualmente comum que observemos alterações das funções cognitivas, como a diminuição da memória, do processamento e armazenamento de informações, concentração, atenção, aptidão mental para o dia a dia, bem como da velocidade e resposta à estímulos externos. 

É comum que seu vovô fique um pouco mais desatento que o comum. Mas atenção: o assunto aqui é delicado, uma vez que a demência, a senilidade e o Alzheimer são realidade para muitas pessoas envelhecem.