Como o aumento das vendas online impacta sua farmácia de manipulação

Equipe Galena

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15 Outubro 2020

Veja como se preparar para levar seus produtos para o e-commerce e alcançar bons resultados


As vendas online já apresentavam crescimento contínuo nos últimos anos, registrando números ainda maiores e atraindo cada vez mais consumidores para experimentarem as vantagens de compras pela internet. Em 2019, por exemplo, o faturamento do comércio eletrônico chegou aos R$ 61,9 bilhões, 16% a mais que no ano anterior - segundo dados da Webshoppers, pesquisa que estuda o e-commerce brasileiro.

No entanto, com a pandemia do coronavírus, as pessoas têm migrado para as compras online em um ritmo mais acelerado. As recomendações de distanciamento social e os decretos que impedem o funcionamento de lojas físicas em todo o país fizeram com que tanto lojistas quanto consumidores não tivessem outra alternativa, a não ser se aventurar pelo comércio eletrônico. Os resultados dessas experiências têm sido tão positivos que a maioria dos compradores diz pretender manter esses hábitos digitais, mesmo quando for possível voltar às compras físicas de maneira segura. Só no primeiro semestre deste ano, por exemplo, as vendas digitais cresceram 47%, chegando à maior alta dos últimos 20 anos.

Como o aumento das vendas online impactou as farmácias de manipulação?

Esse novo comportamento afetou também o setor farmacêutico, gerando um impacto bastante positivo. Segundo uma pesquisa da Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias), as transações em farmácias online mais que dobraram. Com isso, também foram desenvolvidos mais aplicativos e canais de venda digitais voltados para esse segmento. 

Mas não foi apenas o número de vendas que cresceu. O ticket médio também aumentou, assim como a quantidade de medicamentos vendidos em plataformas online. Tudo isso demonstra não só uma migração para o mundo digital como também uma preocupação maior do consumidor em investir em itens de saúde e higiene. Por fim, isso fez com que o lucro do setor farmacêutico nos últimos meses ultrapassasse o R$ 1 bilhão.

7 dicas para aproveitar a nova tendência em vendas online na sua farmácia de manipulação

Vender online é um novo universo a ser explorado pelos consumidores e, para as farmácias, isso representa um importante passo em direção ao futuro. Afinal de contas,  a transformação digital já era uma realidade e acabou sendo impulsionada ainda mais por um novo cenário com novos hábitos dos compradores.

Por isso, vale aproveitar a onda para digitalizar de vez a sua farmácia magistral e poder oferecer seus produtos a um número maior de pessoas. Assim, é possível beneficiar quem compra com você e, é claro, o seu negócio: 

Alguns pequenos passos são essenciais nesse esforço, como:


1. Investir em um e-commerce

Ter seu próprio site para vender online é um dos principais pontos de atenção. Existem algumas plataformas de e-commerce especializadas em ajudar os lojistas a montarem seu site, independentemente do tipo de negócio. Dentre eles, há inclusive alternativas gratuitas e muitas delas não requerem habilidades de programação. 

2. Vender pelas redes sociais

As redes sociais são ferramentas essenciais para a aumentar a visibilidade de qualquer negócio. Por meio desses canais, você pode dialogar com o seu público e fazer postagens relacionadas às suas necessidades e demandas. Assim, você gera tráfego especializado para a sua loja virtual. Ou seja, usuários que tenham interesse em seus produtos e que possam vir a se tornar clientes de fato. 

3. Criar conteúdos digitais

O marketing de conteúdo é uma estratégia com objetivo de crescer a rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante para o seu público. Com a criação de conteúdo digitais relevantes, você melhora a percepção do seu cliente em potencial. Afinal de contas, sabemos que as pessoas possuem uma probabilidade maior de fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com empresas desconhecidas. 

4. Usar o WhatsApp no contato com os clientes


O Whatsapp oferece a possibilidade de uma comunicação direta, aberta e eficaz com seus clientes. Ele pode ser utilizado como: ouvidoria, para tirar dúvidas e resolver reclamações; acompanhamento de pedidos, como status de compra e entrega; divulgação das novidades, ofertas e promoções; e, por fim, para vendas diretas, afinal de contas, se há interesse, por que não enviar já um link de pagamento? Assim, você aproxima cada vez mais seus clientes, gerando uma relação de confiança e aumentando sua credibilidade. 

5. Escolher produtos específicos para comercializar online

Assim como no varejo físico, é fundamental ter o mix de produto certo para que seu e-commerce seja lucrativo. É importante também ter no seu portfólio alguns itens de maior valor agregado, gerando um ticket médio mais alto. Por outro lado, considere também a competitividade, e acompanhe os preços praticados pela concorrência. Por fim, a frequência de compra também é importante: tenha produtos de venda recorrente, para que esses clientes que passaram por uma primeira experiência positiva voltem a comprar do seu site. 

6. Organizar uma boa logística


A logística é também um ponto determinante nas vendas online. Assim como o prazo de entrega, o valor do frete impacta diretamente no faturamento do e-commerce. Segundo um levantamento do comparador de fretes Reduza, o frete é responsável por 70% dos abandonos de carrinhos. No caso das farmácias, geralmente se tratam de produtos não tão volumosos, que apresentam um frete mais competitivo e sem grandes dificuldades na logística. 

7. Investir na experiência de compra online


Não adianta ter os melhores produtos ou atendimento, sem uma boa experiência de compra online. Para isso, algumas dicas são colocar o cliente no centro da sua estratégia, fazer boas descrições dos itens, assim como oferecer boas imagens das mercadorias, opções de pagamento variadas, um canal de atendimento eficaz e sempre cumprir os prazos de entrega. Além disso, invista na usabilidade para que seu site seja fácil e rápido de usar em diferentes dispositivos. 

É tempo de migrar as vendas da sua farmácia de manipulação para o mundo digital

 

Investir nessas estratégias pode fazer a diferença para que sua presença online seja bem sucedida. Se você quer garantir o futuro da sua farmácia de manipulação nos meios digitais e levar mais saúde, bem-estar e longevidade para um público ainda maior, invista nas vendas pela internet. Com pequenos passos e um trabalho bem feito, os resultados vão te surpreender. Afinal, há espaço para todos.

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