O que é microbioma e por que é tão importante cuidar dele

Cláudia Coral

calendário
06 Maio 2021

Entenda a biodiversidade presente no corpo humano e como o cuidado com o microbioma ajuda a manter uma vida saudável.


O ser humano é um verdadeiro universo que abriga milhares de seres vivos. Como um ecossistema, cada um desses seres tem o seu papel e formam uma cadeia que mantém nosso corpo saudável. É o que chamamos de microbioma: bactérias, fungos, vírus e outros micróbios que abrigam em nossos órgãos e tecidos de maneira equilibrada, ajudando em diversas funções do nosso corpo.

E se você está pensando que nosso organismo tem uma composição muito baixa desses bichinhos, saiba que está enganado. Apenas 43% das células do nosso corpo são humanas, enquanto os outros 57% são microrganismos. Mas não se assuste! O microbioma tem grande importância, pois  nos ajudam a ficar em dia com a saúde. Por isso, é indispensável cuidar do nosso interior.

Afinal, em qual parte do corpo encontramos os microbiomas?

O microbioma está presente em diversas partes do nosso organismo. Provavelmente, você já ouviu falar sobre os lactobacilos, não é mesmo? Nossa microbiota intestinal (antigamente conhecida como flora intestinal) é responsável pelo trajeto e absorção dos nutrientes dos alimentos e não é à toa que as bactérias são tão importantes para uma vida saudável. 

Além do intestino, existem bactérias do bem presentes em nosso nariz, boca e, inclusive, na pele. Para você ter noção, em um homem de 70 quilos, há cerca de 600 trilhões de bactérias espalhadas em seus tecidos cutâneos. Por isso, os devidos cuidados com cada parte do corpo devem ser pensados, também, de maneira que possam contribuir para o microbioma, tratando as bactérias que ajudam a cuidar da gente.

A importância do microbioma

 

O nosso corpo é habitat de milhões de bactérias que são benéficas ao nosso organismo e que são ferramentas fundamentais para o bom funcionamento de tudo. Elas auxiliam em funções metabólicas de alimentos e medicamentos, são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, têm grande papel na absorção e produção de nutrientes, como vitaminas B e K, ajudam na manutenção da comunicação do sistema nervoso central e em muitas outras necessidades.  Ou seja, esses microrganismos são essenciais para a manutenção da nossa saúde e prevenção de doenças.

O microbioma, também, compõe nossos tecidos externos. São as bactérias presentes na pele que dão características como oleosidade, firmeza, irritações e hidratação. Por isso, o cuidado microbiótico cutâneo, além de prevenir complicações e doenças, auxilia na estética, afinal, saúde e beleza andam de mãos dadas.

Como cuidar do nosso microbioma

 

É indispensável reservar parte da atenção com os cuidados da saúde para as bactérias presentes em nosso organismo. Antigamente, havia a visão de que os germes eram inimigos que deveriam ser combatidos. No entanto, a ciência evoluiu e os estudos apontam um caminho oposto: devemos cuidar dos microrganismos do nosso corpo, pois como afirma o médico Dráuzio Varella, “precisamos deles para sobreviver tanto quanto eles dependem de nós”.

O primeiro passo para o cuidado ideal do microbioma é o autoconhecimento. Acontece que o conjunto de bactérias que compõe o organismo de cada um é variável de pessoa para pessoa. É isso que explica as diferenças metabólicas e cutâneas que observamos. Por isso, é importante consultar um especialista para saber quais são suas particularidades e, a partir daí, procurar o tratamento adequado com produtos que ofereçam as soluções mais eficientes para auxiliar no bom funcionamento do corpo todo.

Quando falamos em cuidados com a pele, logo pensamos nas rotinas de skincare. De fato, elas são indispensáveis para manter a saúde e a beleza. Mas só elas não são suficientes. Para acertar na escolha dos produtos, o tratamento deve ser personalizado para cada situação. A melhor decisão é procurar um médico que vai prescrever as soluções com os melhores compostos que atendam às suas necessidades.

Com a identificação do seu tipo de pele e estudo feito para saber quais compostos irão respeitar e tratar melhor os microrganismos que habitam em você, basta encomendar a solução ideal em uma farmácia de manipulação de confiança e utilizá-lo sob as orientações do seu médico.

Entenda seu corpo e invista em sua saúde

 

Com o tratamento certo, a diferença pode ser visível externamente, e, mais importante, benéfica para o organismo como um todo, mantendo tudo funcionando bem e prevenindo doenças e complicações que poderiam surgir sem os devidos cuidados.

O autoconhecimento é a chave para a identificação do melhor tratamento para você. Procure um médico para analisar todas as características do seu microbioma e invista nas melhores soluções manipuladas para o seu caso.

parceiros black Galena
assinatura_equipe cópia

Publicações recentes